UPF tem inscrições abertas para cinco residências na área da saúde

Graduados em diferentes cursos da área da saúde podem se candidatar às especializações, que oferecem bolsa-auxílio

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


Ao encerrar 2013, a Universidade de Passo Fundo (UPF) comemora outra importante novidade, a aprovação pelos ministérios da Educação e da Saúde para a oferta de cinco residências multiprofissionais na área profissional de saúde. As inscrições para os cinco cursos de residência, ofertados na modalidade de pós-graduações lato sensu, já estão abertas.

São oferecidas vagas na Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer - áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição; Residência Multiprofissional em Cardiologia - áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia; Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer - áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia; Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais - área profissional de Odontologia; e Residência Integradora em Medicina Veterinária.

Na condição de Instituição formadora, a UPF possui convênio com as seguintes instituições executoras: Associação Hospitalar São Vicente de Paulo, Hospital da Cidade de Passo Fundo e Prefeitura Municipal de Passo Fundo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. As pós-graduações serão oferecidas na modalidade presencial, visando a qualificar os profissionais graduados no âmbito do ensino em serviço. O prazo de duração das residências é de dois anos, com carga horária total de 5.760 horas, distribuídas em 60 horas semanais. Os residentes receberão bolsa-auxílio do Ministério da Saúde com valor bruto de R$ 2.976,26.

Conforme o reitor José Carlos Carles de Souza, esta é mais uma importante conquista da Instituição, que ampliou sobremaneira a oferta desta modalidade de aperfeiçoamento, já que no ano passado foi ofertado apenas um curso. “Os programas ora aprovados consideram as necessidades locais e regionais e são desenvolvidos em consonância com as políticas e as diretrizes do Sistema Único de Saúde para a formação de recursos humanos nas áreas prioritárias de atendimento à população, colocando mais uma vez a UPF a serviço da comunidade regional, qualificando a prestação dos atendimentos realizados”, avalia.

Inscrições
As inscrições para os cinco cursos estão abertas e podem ser feitas até o dia 2 de janeiro, exclusivamente pelo site www.upf.br/residencia, onde também estão disponíveis o Edital do Programa e outras informações. A quantidade de vagas está descrita no Edital, bem como as etapas de seleção.

Gostou? Compartilhe