Mais de 11 mil encaminharam seguro desemprego em 2013

Número corresponde a 35% do total de desligamentos realizados em Passo Fundo durante o ano passado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Durante todo o ano de 2013 cerca de 30 mil demissões foram registradas em Passo Fundo, segundo dados extraoficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mantidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Desse total, pouco mais de 11 mil efetivaram o encaminhamento do seguro desemprego, o que represente 35% do total, significando que os demais voltaram ao mercado de trabalho.

Os números, disponibilizados pelo Sine de Passo Fundo, mostram ainda que o setor recordista em admissões no ano que passou, em números absolutos, foi o comércio, com 12.378 contratações. Em segundo lugar aparece o setor de serviços, com 11.419 contratações. A terceira colocação ficou com a indústria de transformação, que contratou 5.338 pessoas, seguida da construção civil, com 3.259 contratados.

Esses números fazem com que o ano de 2013 tenha sido considerado positivo para o Sine, conforme o coordenador do escritório de Passo Fundo, Adelar Jandrey Soares. Além dos dados estatísticos, no ano que passou a agência local ganhou cinco novos funcionários, depois de mais de 20 anos sem a realização de concurso público para a área. “2013 foi ano muito positivo, estamos com nosso setor de pessoal completo. Tivemos acréscimo de cinco servidores. Após 22 anos o governo do estado fez concurso para a nossa área, então a defasagem que tínhamos de pessoal foi sanada”, comenta Soares.

A diminuição das filas de espera por atendimento foi um dos principais resultados dessas contratações, o que melhorou a qualidade de atendimento para quem procurou o Sine em busca de uma vaga de emprego, para a confecção da carteira de trabalho ou para encaminhar o seguro desemprego.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

 

Gostou? Compartilhe