O município de Passo Fundo tem atualmente cerca de 24 mil idosos. Do total, mais de 10 mil encontra-se em situação de vulnerabilidade social. Com a intenção de mapear, monitorar e fazer o acompanhamento dessa população, de suas necessidades e do caminho que cada um percorre na rede de serviços, um projeto começa a ser desenvolvido neste ano. A iniciativa e a execução das atividades são do Balcão do Idoso da Universidade de Passo Fundo (UPF), que acaba de receber recursos do Banrisul para a implementação do trabalho.
A entrega simbólica do cheque no valor de R$ 20 mil a ser utilizado no projeto aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 16 de janeiro, na Reitoria da UPF. O vice-presidente do Banco, Flávio Lammel, foi recebido pelo reitor José Carlos Carles de Souza, juntamente com a coordenadora do projeto, Denize Cornélio da Luz. Também acompanharam o encontro o gerente da Superintendência do Banrisul em Passo Fundo, Rodrigo Pizzinato, a coordenadora de Assuntos Comunitários da UPF, Munira Awad, a vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Lisandra Possamai, e o diretor de Consórcio do Banrisul, José Scorsatto.
O reitor salientou a importância da parceria para viabilizar o projeto.
“Esses recursos são bem-vindos e o projeto tem grande valor, porque de fato insere a Universidade dentro de uma de suas propostas que é exatamente estar cada vez mais próxima da comunidade”, considerou o professor José Carlos. De acordo com Flávio Lammel, aproveitando a questão tributária no que diz respeito à criança e adolescente e ao idoso, o Banrisul tem contemplado projetos que estão beneficiando mais de 60 entidades do Rio Grande do Sul. “O projeto do Balcão do Idoso é extremamente importante, é uma satisfação poder estar auxiliando em uma demanda de entidade da região”, enfatizou.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já