Por dois momentos da última sexta-feira (17) os técnicos de enfermagem e funcionários de setores como higienização e alimentação paralisaram as atividades no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Eles reivindicam, entre outras questões, maior percentual de aumento salarial e redução da jornada de trabalho.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde (Sindisaúde), Terezinha Perissinotto, a mobilização não estava marcada, mas acabou sendo realizada pelo descontentamento dos funcionários. “O sindicato foi chamado no hospital porque os trabalhadores estavam paralisando as atividades. Há tempos vem um descontentamento em relação ao salário e ao excesso de trabalho, além de várias outras reivindicações que os trabalhadores vêm fazendo”, comenta Terezinha.
Ainda na tarde de sexta-feira uma comissão de funcionários reuniu-se com a direção do hospital, mas não foi chegado a um acordo. “Eles querem reajuste de 25% e o hospital ofereceu 8% para os técnicos. É um reajuste pequeno em relação à pretensão deles, pois queriam que o salário do técnico chegasse a, pelo menos, R$ 1.500, hoje está em R$ 1.246. Diante da negativa do hospital, decidiram pedir ao sindicato que convoque assembleia para debater a deflagração de greve, o que vai acontecer na segunda-feira, às 12h30 e às 19h”, destaca a presidente.
No final da tarde, a direção administrativa e médica do Hospital São Vicente de Paulo emitiu nota de esclarecimento em que afirma que foi “surpreendida pelo movimento de paralisação, sendo que a data base da categoria é 1º de maio e há uma convenção coletiva em andamento e vigente até 30/04/2015, que está sendo rigorosamente observada. O Hospital São Vicente de Paulo, atendendo resultado de Pesquisa de Clima, realizada por empresa terceirizada e especialista, atendeu a indicação de 2.356 respostas, dos próprios funcionários, e efetuou neste mês de janeiro uma antecipação salarial que variou entre 7% e 8,35%, que atingiu a todos os seus colaboradores. O adicional de insalubridade que incide sobre o salário mínimo, em alíquotas que variam de 20% a 40%, também tem reajuste neste mês”, afirma a nota.
Técnicos de enfermagem do HSVP realizam assembleia
· 1 min de leitura