O domingo de calor na cidade não impediu que os amantes de um dos carros mais queridinhos do país e do mundo se reunissem. Hoje, 20 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Fusca, mas as atividades, em Passo Fundo, aconteceram durante o final de semana. Cerca de 70 carros passaram pelas ruas da cidade e pararam no Parque da Gare para exposição.
A iniciativa, no Brasil, de dedicar um dia do ano ao carro que foi o primeiro automóvel fabricado pela Volkswagen e que, mais tarde, seria o mais vendido no mundo, nasceu em 1988. A proposta nasceu com o Sedan Clube do Brasil, através de Alexander Gromow, presidente da entidade, com o apoio da Volkswagen do Brasil. Depois de discussões e reuniões para encontrar um dia onde o carro pudesse ter sua história lembrada, a data escolhida foi 20 de novembro. No entanto, não houve condições logísticas da realização no dia. O certo é que o número 20 já estava definido como a logo do evento. A decisão, então, foi adiar a comemoração que encontrou no mês de janeiro a oportunidade certa para festejar.
Em 1988, a comemoração com os fusqueiros aconteceu no Autódromo de Interlagos e durou uma semana. Além das exposições, produtos direcionados aos carros foram vendidos com descontos de até 50% nas peças originais. Mundialmente, a data escolhida para comemorar a fabricação do modelo é o 22 de junho – que tem ligação direta com a assinatura para a criação do Fusca.
Hoje, quase trinta anos depois, a comemoração abrange o país inteiro e, em Passo Fundo, aconteceu no último domingo, 19. Promovido pelo Passo Fundo Fusca Clube, o Dia Nacional do Fusca iniciou com uma Fusqueata pelas principais ruas da cidade. A atividade envolveu cerca de 70 modelos e teve início no Trevo da BR 285 e seguiu em direção a São Cristóvão. Depois, na parte da tarde, donos dos veículos se reuniram no Parque da Gare para exposição dos carros. A exposição encerrou no fim da tarde.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já