A oitava e última etapa do projeto Navegar Rio Passo Fundo, da Nascente ao Mar, foi concluída com sucesso. O grupo passo-fundense formado inicialmente por 15 pessoas viajou de Iraí, no Rio Grande do Sul, até Montevidéu, no Uruguai. A expedição foi realizada entre os dias 8 e 20 de janeiro e contou com uma embarcação sustentável construída com taquaras, garrafas pet e tecidos retirados de guarda-chuvas. Os integrantes da expedição chegaram a Passo Fundo por volta das 22h50 de segunda-feira (20) e foram recepcionados por familiares e representantes do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp).
Os integrantes do projeto, que iniciou no dia 19 de outubro de 2013, percorreram em três meses toda a extensão rural e urbana do Rio Passo Fundo a pé e de Iraí até Montevidéu utilizaram duas embarcações e quatro veículos. A expedição que iniciou em Iraí no dia 8, contabilizou 2.780 quilômetros por estrada e cerca de 400 quilômetros por água. Durante o dia, parte dos integrantes utilizava nas áreas navegáveis o veleiro Cecy e outra embarcação revestida com fibra e outro grupo costeava o rio Uruguai pelas estradas. A expedição contou com sete acampamentos realizados no Rio Grande do Sul em Iraí, Barra do Guarita, Porto Mauá, Itaqui, São Borja, Uruguaiana, Barra do Quaraí e outros três pousos no Uruguai, nas cidades de Salto, Colônia de Sacramento e Montevidéu.
Um relatório será elaborado com todos os detalhes da viagem e será entregue para a Escola Cecy Leite Costa e para o Gesp. As despesas deverão ser custeadas através de uma parceria com a Corsan e Escola Cecy Leite Costa.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.