Com quase 30 pacientes internados e com otimismo, a comunidade terapêutica mais antiga da região Norte do Estado completou, nesta quarta-feira (29), seus 15 anos de atendimento. Desde o mês de dezembro, quando a direção da Casa Maanaim, instalada na localidade de Água Santa, firmou um novo convênio com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), a situação difícil pela qual passavam, ficou para trás.
O presidente da entidade desde sua fundação, e delegado da Polícia Federal, Mário Luiz Vieira, argumenta que a casa terapêutica passa, novamente, por um bom momento, pois com o auxílio da Secretaria, existe a possibilidade de manter a casa com 30 pacientes durante mais um ano. “Se fizermos um prognóstico de 2013, entre altos e baixos, é possível dizer que foi extremamente baixo, pois tínhamos um convênio e acabamos perdendo, de forma que apenas sobrevivemos, diferente de agora”, conta. Mas, embora a direção da Maanaim convivesse com o risco de encerrar as atividades, a esperança sempre esteve presente, prova disso é a volta por cima.
Com auxílio de diversos empresários colaboradores, que preferem se manter anônimos, a Casa manteve as atividades, que não são poucas, no momento de aperto. “Nesses 15 anos passamos por dificuldades várias vezes, precisando diminuir o número de usuários atendidos, mas sempre conseguimos manter para o número mínimo, cerca de 10 ou 12 pacientes”, comenta. Nesta nova fase, e positiva, o presidente espera conseguir preencher a casa com até 60 usuários, entre as vagas do Senad e da prefeitura.
Atividades
Sem tempo para perder o foco, os internados praticam atividades por quase 15h diárias. “Eles acordam as 07h da manhã e já iniciam as atividades, parando, somente, as 22h”, explica. Dentro da casa terapêutica, o paciente ganha uma nova família e adquire disciplina. Durante tempo estipulado para as atividades, estão as refeições, as reuniões de grupo, os ensinos bíblicos e o trabalho que cada um desempenha.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já