Foi com atenção e entusiasmo que cerca de 15 crianças acompanharam as explicações sobre o manejo e os cuidados na hora de plantar sementes em garrafas Pet, na tarde desta terça-feira (11). Os pequenos moradores do FAR, do bairro Planaltina, aprenderam as técnicas com a equipe do Programa Plantando em Casa, da Prefeitura de Passo Fundo.
Conforme a assistente social Analu Bernardi, a ideia de fazer uma horta comunitária no condomínio coincidiu com o lançamento do programa. “Ficamos sabendo do lançamento através da imprensa e entramos em contato com a Secretaria do Interior, que prontamente nos atendeu. Hoje vamos dar início a horta e ensinar as crianças a cuidar do que foi plantado”, disse.
As crianças plantaram sementes de várias espécies, entre rabanete, salsa, beterraba, cebolinha, cenoura e outras. Cada uma será responsável pela sua muda e aplicará os cuidados repassados pela equipe.
Bianca Nascimento Rodrigues, de 6 anos, conta como vai cuidar da sua planta. “Achei muito legal plantar a sementinha. Para crescer, vou colocar água e terra”, explicou.
Para o gerente do Programa Plantando em Casa, Juares dos Santos, esta é a ação de maior resultado. “Este é o trabalho de base, realizado com as crianças. É o trabalho que dá frutos”, afirmou.
O serviço prestado pelas assistentes sociais no FAR não é voltado apenas às crianças. O trabalho se estende às famílias, com orientação comunitária, atendimentos individualizados e oficinas sócio-educativas. As assistentes são contratadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Habitação.