Temperatura em queda

Depois do calorão intenso, na sexta-feira (14) os termômetros não passaram dos 19,2ºC. No final de semana volta a esquentar um pouco, mas temperaturas devem ficar amenas

Por
· 1 min de leitura
Depois do calorão, manhã de sexta-feira exigiu agasalhosDepois do calorão, manhã de sexta-feira exigiu agasalhos
Depois do calorão, manhã de sexta-feira exigiu agasalhos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Finalmente o calorão deu uma trégua. As temperaturas tão altas, incomuns para a região por tantos dias seguidos, e que começaram ainda em janeiro, parece que vão entrar nos eixos e deixar o verão com cara de Rio Grande do Sul, mas não o “Rio 40º” (que, aliás, refere-se a outro “Rio”), confirmado nos termômetros de várias cidades gaúchas. Apesar da previsão de esquentar um pouco no final de semana, depois de uma sexta-feira (14) em que a máxima foi de 19,2ºC, as temperaturas máximas no sábado (15) e no domingo (16) não devem passar dos 27ºC.

Segundo o observador meteorológico Luís Sandri, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, diferente do que vinha acontecendo, quando a temperatura máxima ocorria por volta das 16h, na sexta-feira (14), o registro foi às 14h30. Já a mínima foi de 16,5ºC e fez com que, em vez do ventilador e do ar condicionado, a madrugada exigisse usar pelo menos uma coberta leve.

E depois dessa queda brusca, o final de semana promete ser de temperaturas amenas. Conforme a previsão apontada por Sandri, no sábado (15), o céu deve ficar parcialmente nublado, com temperatura mínima de 15ºC e máxima de 27ºC. No domingo (16), as condições meteorológicas e temperaturas máximas e mínimas serão semelhantes às do sábado. Entre segunda (17) e terça-feira (18), novamente a chuva deve aparecer na região, em áreas isoladas, o que vai continuar garantindo que o calorão não volte tão cedo.

Além de colaborar com a diminuição da temperatura, a chuva também está sendo bem vista para agricultura. Entre a noite de quarta-feira (12) e a tarde de sexta-feira (14), foram registrados 33 milímetros pela Estação da Embrapa Trigo/Inmet, o que, somado ao que choveu no restante do mês, representa 45% da média normal histórica para fevereiro.

Previsão no estado
Segundo o Centro Estadual de Meteorologia (Cemet), o sábado deve começar com sol predominando em todas as regiões. No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta com a formação de áreas de instabilidades que podem provocam chuva rápida, principalmente na Serra do Nordeste, Litoral Norte e parte da Região Metropolitana. Na metade Oeste as temperaturas ficam mais altas, em torno dos 31°C. O domingo deve começar com sol predominando em todas as regiões. Somente na faixa Litorânea e Serra do Nordeste a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e pode ocorrer chuva localizada e passageira. (Fonte: CemetRS)

Gostou? Compartilhe