Emater vai mostrar trabalho social na Expodireto

O fim da filantropia da entidade também estará em debate em audiência pública da feira

Por
· 2 min de leitura
Espaço da Agricultura Familiar está garantido na feiraEspaço da Agricultura Familiar está garantido na feira
Espaço da Agricultura Familiar está garantido na feira
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Executora de políticas públicas, ao longo de 59 anos, a Emater/RS-Ascar vê ameaçada sua condição de Entidade Filantrópica. Motivo que a faz levar para o espaço que lhe foi reservado na 15ª Expodireto o tema: A Emater é Social. Nada será vendido no espaço ocupado pela Emater, pois o maior Valor em exibição é o Conhecimento. No espaço da Família Rural, localizado em uma das extremidades do Parque da Expodireto, serão apresentadas inovações e soluções para alguns dos principais entraves ao desenvolvimento produtivo e social do Rio Grande do Sul. São projetos, programas e tecnologias ligados à produção de energia, ao abastecimento de grãos, e à produção e agroindustrialização de alimentos para o abastecimento de famílias rurais e para a venda em escala comercial.

Em 2014, ano escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser o Ano Internacional da Agricultura Familiar, a 15ª Expodireto, que se realiza de 10 a 14 de março, em Não-Me-Toque, reafirma o compromisso de levar desenvolvimento tecnológico, econômico e social para o pequeno agricultor.

Parcelas
Energia solar e energia produzida pela biomassa das florestas, políticas públicas, assistência técnica, abastecimento, saúde, cultura, lazer, tecnologia, informação, produção limpa de alimentos, processamento de pescado, agroindústria, serão apresentados em 10 parcelas no espaço da Emater/RS-Ascar na Expodireto.

Bovinocultura de Leite
O Rio Grande do Sul, segundo maior produtor nacional de leite (mais de 4 bilhões litros/ano), trabalha para manter-se entre os maiores produtores brasileiros. Na parcela Bovinocultura de Leite, a Emater/RS-Ascar dará ênfase ao uso de forrageiras, como alfafa, sorgo, milheto, tyfton, hermátria, e ao manejo do solo. Os experimentos apresentados na Expodireto são empregados em diversas propriedades rurais do Rio Grande do Sul e são fruto de estudos e pesquisas realizados por instituições como a Embrapa e universidades.

Horto de Plantas Bioativas
Experiências sociais serão mostradas pelos extensionistas no Horto de Plantas Bioativas, que possui mais de 100 espécies, muitas delas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem utilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). No local, será dada ênfase a seis dimensões das plantas: antropológica, pedagógica, ecológica, econômica, espiritual e terapêutica.

Propriedade Sustentável
Sustentabilidade será a palavra de ordem nesta parcela. A começar pela energia, que é solar, gratuita e renovável. O projeto de saneamento utiliza a fossa asséptica, dotada de um sistema de filtros e sumidouro, canalizado para um sistema chamado pelos extensionistas de Círculo de Bananeira – filtro natural biológico e ecologicamente viável. Uma cisterna, também desenvolvida a partir de projeto técnico, faz com que a água da chuva seja conduzida pela calha até um reservatório. Desse modo, a água reservada no período de chuvas pode ser aproveitada no banheiro e para irrigar o pomar e a horta.

Cozinha Didática
A cenoura será destaque na Cozinha Didática, nas Oficinas de Receitas, realizadas às 10h e às 15h. Quem nunca ouviu dizer que cenoura faz bem para os olhos? Isso está diretamente relacionado a suas propriedades nutricionais. A hortaliça é rica em betacaroteno (?), que é responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal e é uma provitamina A (retinol - substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo).

Pavilhão da Agricultura Familiar
A Emater/RS-Ascar, também participa da organização do Pavilhão da Agricultura Familiar, numa parceria com Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul) e Via Campesina.

Neste ano, há 150 estandes no Pavilhão, 14 a mais em relação ao ano passado, a maioria ocupada por agroindústrias familiares. Todas as agroindústrias participam do Programa Estadual de Agroindústria Familiar – Selo Sabor Gaúcho, coordenado no Estado pela SDR e executado pela Emater/RS-Ascar. Também estão presentes o artesanato rural e flores.

Gostou? Compartilhe