Ofertar aos seus estudantes um processo de ensino-aprendizagem cunhado no estímulo à construção do conhecimento e ao desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores – com o incentivo à leitura, à escrita e à pesquisa como ferramentas construtivas -, além do desenvolvimento do saber tecnológico, é compromisso assumido pelas instituições de ensino Notre Dame e que, em 2014, promove mudanças pedagógicas, em todos os níveis do conhecimento. Os estudantes matriculados para este ano letivo no Colégio Notre Dame e na Escola Notre Dame Menino Jesus terão seus estudos norteados por métodos interdisciplinares, contextualizados e que integram ferramentas inovadoras às tradicionais.
Voltado para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, o programa de ensino articula recursos didáticos, ações pedagógicas e serviços de apoio aos educadores e às escolas, a fim de formar estudantes capazes de relacionar os saberes com o cotidiano, de utilizar a tecnologia de forma colaborativa e de ser leitor de mundo e de múltiplas linguagens. Para isso, a literatura é o ponto de partida para o estudo dos conteúdos programáticos, articulada com as áreas do conhecimento. Já, o recurso pedagógico utilizado no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio objetiva unir a excelência pedagógica ao mundo digital, dinamizando o processo de ensino-aprendizagem. Através dele, o interesse do estudante pelos conteúdos que integram as quatro áreas do conhecimento deve aumentar, afinal a abordagem diferenciada e contextualizada, aliada ao uso educativo das ferramentas tecnológicas, tornam as aulas mais significativas e interativas, além de integrarem o conhecimento, desenvolvendo a capacidade de correlacionar saberes de forma autônoma e crítica.
A Rede de Educação Notre Dame, também adota novo modelo de avaliação. Nele, os segmentos avaliados a partir de notas, responderão, trimestralmente, à prova multidisciplinar que compreende as quatro áreas do conhecimento na qual se estrutura o currículo do ensino básico, tais como as aplicadas em avaliações externas – como o Exame Nacional do Ensino Médio.