A equipe do Grupo de Estudos de Animais Silvestres da Universidade de Passo Fundo (Geas/UPF) realizou no dia 14 de fevereiro uma atividade para a preservação da fauna do município. Na oportunidade, professores e acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Biologia fizeram a soltura de dois animais silvestres na Floresta Nacional de Passo Fundo. As espécies Graxaim-do-campo e Furão estavam sendo tratadas no Hospital Veterinário após terem sofrido situações de risco.
O Graxaim chegou ao Hospital com uma fratura no fêmur direito, causado por um atropelamento na divisa do Estado com Santa Catarina. Durante o tratamento, o animal passou por procedimento cirúrgico para a redução da fratura e foi medicado. Após 45 dias da cirurgia, o implante ortopédico (pinos) foi removido da espécie, dando início à reabilitação à vida selvagem. Já o Furão foi vítima de tráfico silvestre ainda filhote. O tratamento foi manter seu instinto silvestre com ensinamentos de alimentação, caça e preservação (medo e ataque quando necessários).
Trabalho conjunto
Ambas as espécies foram reintroduzidas à vida livre após passarem pelos processos de vacinação e vermifugação. Integrantes do Geas e do Ibama Passo Fundo participaram do ato na Floresta Nacional, que é uma unidade de conservação federal e que fica sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O órgão ambiental é parceiro na reabilitação da fauna silvestre do Planalto Médio do Rio Grande do Sul. Depois do trabalho de tratamento, manutenção e reabilitação dos animais, a equipe do Geas sentiu grande satisfação com a volta do Graxaim e do Furão à natureza.