O gerente de desenvolvimento cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder, foi eleito o novo vice-presidente da Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial na tarde desta terça-feira (18) em Não-Me-Toque. A indicação de seu nome ocorreu nas 18 reuniões de núcleos realizadas ainda no ano passado e reafirmada em assembleia com a presença de milhares de associados. De acordo com o edital da eleição, ele assume o novo cargo para o triênio biênio 2014-2016.
Na cerimônia, Schroeder emocionou-se ao ser homenageado pelos associados presentes à assembleia com calorosa salva de palmas. Agradeceu o apoio da família, dos associados, colaboradores, líderes, conselheiros e direção e disse que vai trabalhar para fazer que a cooperativa continue sendo motivo de orgulho para os associados. "Reafirmo meu compromisso com a família Cotrijal de trabalhar pela união e por uma cooperativa ainda mais forte", ressaltou, parabenizando Jairo Kohlrausch, que deixou o cargo para permanecer atuando como superintendente Comercial, pela dedicação e comprometimento com a cooperativa.
Segundo o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, 2013 foi um ano de grandes mudanças e melhorias dentro da cooperativa, que fez uma ampla reestruturação interna, visando aperfeiçoar a gestão. Foi ano também de grandes resultados para a cooperativa, que registrou faturamento recorde de R$ 992.848.207,34, além de sobras de balanço de R$ 4.534.004,35 - pela decisão tomada pelos associados na assembleia, 70% distribuídas entre o quadro social e 30% capitalizadas. "Tivemos um ano muito bom e a Cotrijal vai seguir nesse caminho de prover soluções para o seu associado, modernizando sua estrutura e capacitando os seus quadros, para um crescimento contínuo", afirmou.
Desafios
Eleito por unanimidade por mais de 5,5 mil associados, Schroeder disse que está preparado para esta nova missão. “Nestes 39 anos fui preparado pelo próprio quadro de associados. Agora, chegou o momento de assumir este desafio e dar continuidade ao trabalho que está sendo feito, mas também para lançar novos projetos”, afirmou.
Para o novo vice-presidente, seu desafio será a fortalecer a relação com os associados. “Como vice estarei participando da gestão da cooperativa, ajudando e decidindo sobre grandes projetos e empreendimentos. É uma cooperativa enorme, que orgulha o seu quadro social e os municípios onde ela está”, ressaltou.
Schroeder disse ainda que a cooperativa vive um bom momento, especialmente ao seu dinamismo. “Somos uma cooperativa que representa diversos setores do agronegócio, independente do tamanho de seus associados. Este cenário é cheio de desafios”, finalizou.
Schroeder começou na cooperativa há 39 anos como técnico agrícola. É formado em administração rural e pós-graduado em cooperativismo, agronegócio e marketing. Até o final do ano passado ocupava a função de gerente de desenvolvimento cooperativista, setor que organiza o quadro social da organização, além de ser responsável pelo setor de comunicação da cooperativa.
Novos conselheiros
Na assembleia geral ainda foi oficializada a ampliação da área de ação da cooperativa, com a inclusão de Coxilha, totalizando agora 15 municípios. Durante a assembleia também foram eleitos associados para os demais cargos com mandato em vencimento no Conselho de Administração e no Conselho Fiscal. E foi empossado o novo conselheiro representante dos Líderes de Núcleo pela Região Um, eleito durante a reunião geral da liderança do dia 13 de fevereiro. Confira a relação completa dos conselheiros empossados na assembleia:
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO:
Vice-presidente (mandato por 3 anos) - Enio Schroeder
REGIÃO SEDE
Conselheiro de Administração pelo núcleo de Lagoa dos Três Cantos (mandato de 3 anos) - Ari Carlos Eckstein
Conselheiro de Administração pelo núcleo de Almirante Tamandaré do Sul (mandato de 3 anos) - Leori Antônio Dessoy
Conselheiro Representante dos Líderes de Núcleo (mandato de 3 anos) - José Valdir Kappaun
REGIÃO DOIS:
Conselheiro de Administração pelo núcleo de Santo Antônio do Planalto (mandato de 3 anos) - Valdecir Luiz Delazeri
Conselheiro de Administração pelo núcleo de Victor Graeff (mandato de 3 anos) - Ilton Enio Markmann
Conselheiro de Administração pelo núcleo de Mato Castelhano (mandato de 3 anos) - Juliano Manfroi
CONSELHO FISCAL - mandato de 1 ano:
Efetivos
Maiquel Roberto Junges (Região Sede)
Edna Roveda (Região Um)
Milton Antônio Marquetti (Região Dois)
Suplentes
Irineu Kümpel (Região Sede)
Jonas Francisco Roesler (Região Um)
Elio Carassa dos Santos (Região Dois)