Limpeza, quadros novos, pintura nova e mais carteiras são algumas das novidades que os alunos das escolas da rede estadual em Passo Fundo começarão a usufruir a partir da próxima segunda-feira, dia 24 de fevereiro, quando está marcado o início do ano letivo. Os mais de 18 mil alunos matriculados nas escolas estaduais poderão conferir estas mudanças que tem como objetivo ser uma forma de acolhida para o novo ano.
Além de pequenos reparos, algumas escolas terão a partir deste ano espaços mais qualificados para o desenvolvimento de várias atividades. Um exemplo é a escola Lucille Fragoso de Albuquerque, onde os alunos poderão contar com a quadra de esportes e mais duas salas de aula, segundo informa a coordenadora regional de Educação, Marlene Silvestrin. Também a Salomão Iochpe ganhou quadra de esportes e o Anna Willig, a obra de recuperação do muro, entre outras.
“Em todas as escolas, dentro da autonomia da gestão democrática, os diretores têm a atribuição da conservação do prédio, então todas se prepararam para receber os alunos com estrutura física melhor possível”, comenta a titular da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Além dessas, outras obras maiores devem ser inauguradas ainda no primeiro semestre nas escolas de abrangência da 7ª CRE.
Depois da melhoria na parte física, a reestruturação curricular é outro ponto para o início deste ano letivo. “Este ano vamos formar as nossas primeiras turmas do ensino médio politécnico. Estamos também fazendo neste ano o Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio, com todas as escolas e professores do ensino médio, que receberão um incentivo financeiro”, salienta. Também está prevista a formação continuada dos professores em cursos que terão 200 horas. “Outro grande eixo é a modernização tecnológica, que terá aumento da velocidade da internet, reestruturação das redes”, destaca Marlene.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já