Dentro da escola, segurança garantida

Escolas investem em sistemas que garantem a segurança dos estudantes dentro da escola, que vão desde as câmeras de monitoramento ao uso de crachás e catracas

Por
· 1 min de leitura
Acesso ao pátio da escola só com uniforme e depois de passar pela recepçãoAcesso ao pátio da escola só com uniforme e depois de passar pela recepção
Acesso ao pátio da escola só com uniforme e depois de passar pela recepção
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Além do uso obrigatório do uniforme, nos últimos tempos as escolas vêm investindo em outros sistemas de segurança. O objetivo é evitar que pessoas estranhas ao ambiente escolar circulem nas instalações das instituições e ofereçam risco aos estudantes. Um desses mecanismos é o uso do uniforme, que facilita a identificação de pessoas que não fazem parte do corpo discente ou docente. Mas nos últimos tempos, outros sistemas começaram a ser implantados, como câmeras de monitoramento nos corredores, identificação de visitantes e até crachás de identificação dos alunos.

No Colégio Marista Conceição, por exemplo, a segurança de estudantes e educadores é garantida através do Coordenador de Turno, da Equipe Diretiva e do acompanhamento de dois auxiliares de disciplina, que circulam pelos corredores e pátios durante o horário de aula do turno da manhã e tarde. Além disso, a presença permanente de funcionários nos locais de entrada e saída, bem como nos recreios e intervalos, garante a segurança interna da comunidade educativa. O sistema de monitoramento com câmeras de segurança nos principais ambientes de circulação também auxilia neste processo. Já a recepção possui uma sistemática de identificação de pessoas e visitantes, para posterior ingresso nos ambientes internos da instituição.

Já no Colégio Salvatoriano Bom Conselho, está sendo feita a instalação de catracas. Por isso, durante a primeira semana de retorno às aulas, até dia de fevereiro, a entrada dos alunos se dará pelo portão lateral (na Avenida Brasil) devido finalização da reforma na entrada principal. Além disso, os estudantes estão sendo fotografados para a confecção de um cartão que será utilizado na catraca de acesso ao colégio e, também, para atualização da imagem no Sistema Acadêmico, o que garante mais segurança para a comunidade escolar.

Gostou? Compartilhe