Desde 2000, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo desenvolve ações de preservação ambiental, através da Comissão de Meio Ambiente, que é responsável por transmitir informações educativas de preservação, separação adequada e destinação de resíduos. Por meio de projetos e orientações, no ano de 2013, foram reciclados 110.379 kg de papel, 73.586 kg de plástico, 2.397 kg de ferro, 4.245 kg de vidro, 556 kg de alumínio e 14 kg de cobre. Desta forma, a instituição colabora para a consolidação de uma sociedade mais sustentável.
A presidente da Comissão do Meio Ambiente, Joice Didoné Santoro, explica que ao longo do ano são realizados treinamentos e os colaboradores recebem instruções de como separar adequadamente o lixo. “Além dos funcionários, alunos dos cursos de Gestão Ambiental, Medicina e Técnico em Enfermagem realizam visitas técnicas nos setores, conhecendo nosso sistema de separação. Os pacientes e acompanhantes recebem orientação sobre a separação dos resíduos em folhetos informativos entregues nos postos de internação”.
Além da reciclagem, os resíduos que não podem reaproveitados são encaminhados para o destino correto. Em 2013, aproximadamente 149.792 kg de resíduos resultantes de atendimento aos pacientes foram encaminhados a autoclavagem e 43.920 kg de resíduos químicos, como frascos vazios de medicação, medicação vencida e outras substâncias foram enviadas para o aterro químico. Quanto às lâmpadas queimadas, Joice destaca que são armazenadas e depois encaminhadas para destinação adequada, sendo que, no ano passado, 2.250 lâmpadas entre fluorescentes, fluorescentes compactas, incandescentes e lâmpadas mistas foram enviadas para a descontaminação. Já o óleo de cozinha, proveniente da Lancheria e Cozinha, é coletado e encaminhado para a Associação Amigos do Meio Ambiente (AAMA) a qual realiza o processo de reciclagem. Esta entidade trabalha com a coleta e seleção de materiais recicláveis, reforçando o caráter de responsabilidade social empenhado pela instituição.
Dentre os projetos de cuidado com o meio ambiente, resíduos e reciclagem, o Hospital São Vicente de Paulo, busca sempre alternativas e soluções para diminuir os resíduos, como por exemplo o uso de pilhas cujo as marcas reduziram na sua fabricação a quantidade de metais potencialmente perigosos. Para 2014, Joice conta que novas ações estão sendo pensadas. “Diariamente serão realizadas inspeções em setores diversos e avaliada a separação dos resíduos, evidenciando a importância da separação no momento de sua geração, que além de facilitar a reciclagem, evita a contaminação de outros resíduos e permite o seu destino adequado. Também daremos continuidade aos treinamentos de funcionários em todos setores e aos novos colaboradores que ingressam na empresa”.