O Papa Francisco celebrou na manhã deste domingo (23) a Missa do Tempo Comum, celebração que reuniu os 19 cardeais nomeados oficialmente neste sábado (22) na Basílica de São Pedro. O brasileiro Dom Orani Tempesta, foi nomeado cardeal arcebispo do Rio de Janeiro. Cardeais são os conselheiros mais próximos do papa no Vaticano e em todo o mundo.
O Papa Francisco orientou que os cardeais aspirem a santidade e evitem os "comportamentos próprios de uma corte", como "as intrigas, a fofoca, os favoritismos, as preferências". Os cardeais receberam um anel, símbolo do novo compromisso universal com a Igreja, o solidéu cardinalício, vermelho como o sangue dos mártires que deram a vida para defender a f é e ainda o título de uma igreja de Roma. Dom Orani recebeu o brasão da Igreja de Santa Maria Mãe da Providência.
Os novos cardeais são dos seguintes países, além do Brasil: Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia. Dos 19 anunciados, 16 têm menos de 80 anos e poderão votar no Conclave que elegerá o sucessor do atual Papa.
Cardeais brasileiros
Segundo o site do Vaticano, atualmente o Brasil tem 9 cardeais. São quatro eleitores (Dom Raymundo Damasceno Assis, Dom João Braz de Aviz, Dom Cláudio Hummes e Dom Odilo Pedro Scherer) e cinco não-eleitores (Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Serafim Fernandes de Araújo, Dom Paulo Evaristo Arns, Dom José Freire Falcão e Dom Eusébio Oscar Scheid.