Marista Conceição celebra 85 anos

Em 1º de março de 1929 nascia definitivamente a presença Marista em Passo Fundo.

Por
· 2 min de leitura
Imagem aérea mostra a estrutura modernizadaImagem aérea mostra a estrutura modernizada
Imagem aérea mostra a estrutura modernizada
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em fins de 1928, a Província Marista do Rio Grande do Sul adquiriu o Colégio Nossa Senhora da Conceição, fundado pelos Padres Palotinos em 15 de junho de 1914. O Colégio localizava-se na Rua Teixeira Soares, nos fundos da Igreja Matriz e em frente ao Hospital São Vicente de Paulo. Em 1º de março de 1929 nascia definitivamente a presença Marista em Passo Fundo. Quatro Irmãos Maristas foram enviados para a cidade, comandar o Ginásio Nossa Senhora da Conceição, que em meados de junho contava com 170 alunos e oferecia Educação Infantil e Curso Ginasial. Em 1936, o Curso Técnico de Contabilidade correspondia ao Ensino Médio, em 1952 criou-se o Curso denominado Colegial e neste ano a instituição passou a ter o nome de Colégio Nossa Senhora da Conceição – Escola de 1º e 2º Graus. Em 1997, o 1º Grau passou a ter a denominação de Ensino Fundamental e o 2º Grau de Ensino Médio. Em 2004, quando completava 75 anos, passou a ser designado pelo nome de Colégio Marista Conceição.
 
Na década de 50 aconteceu a criação da Banda Marcial e do Grupo de Escoteiros Cariris. Em 1989 aconteceu a criação do Laboratório de Informática e nos anos 2000 a introdução da Robótica Educacional e das lousas interativas nas salas de aula. O grande desafio de uma instituição que perpassa décadas é manter-se atualizada com o seu tempo sem perder suas características fundamentais, assim o Colégio chega aos 85 anos com a vitalidade de quem está atento ao presente sem perder sua raiz.
 
História 
A pedra fundamental do novo prédio, situado à rua Paissandu, foi lançada dia 10 de dezembro de 1943. Em 27 de setembro de 1947 o “Velho Conceição” foi transferido para o novo prédio através de uma caminhada a luz de velas, à noite, despedindo-se do prédio antigo e seguindo pela Teixeira Soares e pela Avenida Brasil. Atualmente este prédio conta com mais de 40 salas de aula, Laboratórios de Informática, Robótica, Química, Física e Biologia, campo de futebol e dois Centros Esportivos, espalhados em mais de 16 mil metros² de construção, numa estrutura projetada para acolher e educar mais de mil estudantes. Muitos nomes e muitos anos carregados de história e lembrança marcaram a comunidade passo-fundense, afinal são mais de 8 décadas de educação integral, de responsabilidade social, de formação humana, cristã e social de milhares de crianças e jovens. Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, semeou uma semente na França em 1817, de lá para cá são quase 200 anos de história disseminados em 79 países. Os Irmãos Maristas plantaram a mesma semente no dia 1º de março de 1929, ao fundarem o Colégio Marista Conceição e iniciarem em Passo Fundo uma história de inovação e tradição no jeito de educar.

Gostou? Compartilhe