As emergências hospitalares de Passo Fundo registram um aumento no percentual de pessoas feridas ou que abusaram de álcool e outras drogas durante este feriadão de Carnaval. Embora o número de atendimentos não tenha grande alteração, ou até diminua, como é o caso do Hospital da Cidade, feridos em brigas ou acidentes de trânsito são o maior problema. O Hemopasso registra estoque suficiente para atender as demandas mesmo sem atender durante os dias da folia.
O coordenador da emergência do hospital São Vicente de Paulo (HSVP) Júlio Stobbe explica que é comum em épocas de grandes festividades e feriados prolongados o aumento no número de pacientes vítimas de agressão e de acidentes de trânsito. Neste Carnaval a situação se repete. Por outro lado a emergência tem uma diminuição na procura do serviço em função de outros tipos de casos o que faz com que o número de atendimentos permaneça praticamente o mesmo. Na sexta-feira foram atendidas 152 pessoas, no sábado 169 e no domingo 103. Stobbe pontua ainda que neste período também cresce o número de pessoas que procuram a emergência por terem ingerido álcool em excesso ou consumido outros tipos de drogas em relação a outras épocas do ano.
Orientações
O médico orienta alguns cuidados básicos, mas essenciais para evitar problemas durante o Carnaval. Pessoas que irão dirigir não devem consumir bebidas alcoólicas. Além disso, quem não está habituado deve ter cuidado ao ingerir bebidas alcoolicas. “Para quem nunca bebe a sensibilidade ao álcool é menor e as pessoas acabam passando mal ou entrando em coma o que pode representar perigo de morte”, alerta Stobbe.