A amamentação é um momento especial e essencial para mãe e bebê. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo realiza campanha permanente de aleitamento materno, buscando conscientizar sobre sua importância para o crescimento e a saúde do bebê. Porém, há casos em que o bebê não consegue mamar diretamente na mãe. Nessas situações, as mães que estão com os filhos internados no HSVP são encaminhadas para a Sala de Coleta de Leite Materno, onde podem esgotar o leite para alimentar seu filho. Em 2013, a unidade coletou 1.650,189 litros de leite materno.
A Sala de Coleta funciona nos turnos da manhã, tarde e noite e atende em média 45 mães por dia. A nutricionista responsável pela Pediatria, Fabiana Guedes ressalta que o trabalho tem dado certo e que traz muitos benefícios para mãe e bebê. “Hoje, temos uma gama muito grande de fórmulas, mas que são completas até certo ponto, nenhuma apresenta todas as vantagens do leite materno. Buscamos orientar e explicar isso para as mães para que elas venham e coletem o leite e por consequência, também se beneficiem com uma recuperação mais rápida, retomada do peso e outros fatores”, enfatiza.
Para uma maior comodidade das mães, as coletas podem ser realizadas mais de uma vez por turno. Fabiana explica que na unidade a primeira etapa é a higienização, seguida pela coleta do leite, que após é etiquetado com registro de data de validade e encaminhado para o lactário, onde será envasado e levado até o bebê conforme a prescrição. “O leite passa por uma análise microbiológica, pois é cru, o que garante que ele não perca suas propriedades. O leite da mãe é repassado somente para o seu filho, sendo que possui validade de 12 horas”.
Além de coletar o leite e amamentar seus pequenos, as mães recebem as orientações dos profissionais do HSVP quanto à alimentação, cuidados com o bebê, entre outras dúvidas expostas. Mãe de gêmeos, Fabiana Kurtz dos Santos não imaginava como funcionava uma sala de coleta. Ela conta que precisou do serviço da unidade a partir da internação dos recém-nascidos. “Estou muito contente pois, eles podem receber o meu leite e ganhar peso. Estou vindo duas vezes a cada turno esgotar, está sendo fundamental para mim e para os meus filhos”.