Mais de quatro mil doses de vacina contra HPV

Aplicação será realizada em meninas entre os 11 e 13 anos, mediante apresentação da carteira de vacinação, conforme cronograma organizado por cada escola

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As escolas públicas e privadas de Passo Fundo começam a oferecer gratuitamente nesta segunda-feira (10) a primeira dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninas de 11 a 13 anos. A vacina previne o câncer de colo do útero. Em Passo Fundo, a expectativa é que 4,4 mil adolescentes sejam imunizadas. Segundo a coordenadora do núcleo de vigilância epidemiológica da secretaria municipal de saúde, Raquel da Silva Carneiro, essa é a primeira vez que a vacina está sendo disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A primeira em março, a segunda em setembro e a terceira cinco anos após a primeira dose, no ano de 2019”, explica. Na rede privada, cada dose custa em torno de R$ 410. 


A aplicação será realizada somente na escola onde as meninas estão matriculadas, mas pela equipe de vacinação da unidade de saúde mais próxima da instituição. Por isso, o cronograma de vacinação está sendo organizado em conjunto com a vigilância epidemiológica, as unidades de saúde e as escolas públicas e privadas. Cada instituição deve encaminhar a entrega de um comunicado informando os detalhes da vacinação, como dia e horário e a obrigatoriedade de apresentar a carteira de vacinação. Além disso, Raquel ressalta que os responsáveis que não concordarem com a imunização devem preencher um termo de recusa e entregar na escola. Segundo ela, a autorização não é necessária porque a vacina é um direito da adolescente previsto em lei. “O termo de recusa deve ser utilizado quando a menina já realizou a imunização em clínica privada ou se ela possui alergia a algum componente da vacina. Quem já iniciou a vacinação na rede privada pode completar as doses nesta campanha, desde que apresente a carteira de vacinação”, explicou.

Cronograma
A campanha inicia pela escola estadual Arco Verde, onde 90 adolescentes serão vacinadas. Na terça-feira (11), o cronograma continua com aplicação nas escolas Prestes Guimaraes, Marista Conceição, Arlindo Souza Mattos e Mário Quintana. A vacinação da primeira dose será realizada até o dia 10 de abril. "A aplicação será realizada gradativamente, por isso na segunda-feira, não teremos todas as escolas disponibilizando a vacina, mas o nosso objetivo é cumprir a meta do Ministério da Saúde até o dia 10 de abril”, explica.

Quadrivalente
Conforme a coordenadora, o Ministério da Saúde disponibilizou a vacina quadrivalente, que protege contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero - terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres.

Gostou? Compartilhe