Fórum Nacional da Soja

Carta oficial foi divulgada na tarde de terça-feira (11)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Fórum Nacional da Soja foi realizado na manhã de terça-feira (11), divulgou uma carta oficial no início da tarde do mesmo dia. O evento contou com o Pesquisador e Professor da Universidade de Passo Fundo, José Roberto Salvadori e o Engenheiro Agronomo e Consultor da Kasuya Consultoria Agronômica, Luis Henrique Kasuya, que ministraram a palestra Helicoverpa: Realidades do Sul e Centro-Oeste.

O economista-chefe do Banco Cooperativo Sicredi, Alexandre Englert Barbosa, palestreou sobre o cenário econômico e perspectivas. O sócio-diretor da Agroconsult, André Pessoa, falou sobre as perspectivas da produção, mercados e preços da soja.

Segue abaixo a carta oficial divulgada:
“A importância da soja na economia brasileira ensejou, há 25 anos, o lançamento anual de um debate aprofundado sobre sua realidade e tendências, com ênfase nos aspectos técnicos ligados à produção da oleaginosa, nos aspectos econômicos nacionais e internacionais que influenciam a produção e comercialização do produto, e particularmente nos aspectos de mercado e tendências de preços. O referido debate ganhou o nome de Fórum Nacional da Soja.

O mesmo, pela sua abrangência e importância, assumiu um espaço cada vez maior no cenário brasileiro, servindo de referência anual para os agentes econômicos que atuam no mercado da soja, assim como para os órgãos públicos, a imprensa e a sociedade em geral.

Isto registrado fica claro que os diversos segmentos da cadeia produtiva da soja - o planejamento do plantio, a conjuntura econômica em que esta atividade está inserida, bem como as perspectivas que o mercado oferece na comercialização da produção – estão interligados e devem ser analisados no conjunto. É o que tem proposto este Fórum ao longo dos anos, com as sugestões e o apoio cada vez mais efetivos de seus participantes.

Nesse contexto, no Ano-25 do Fórum Nacional da Soja a sua programação foi assentada nos três pilares fundamentais que envolvem essa atividade produtiva:
1) a tecnologia agronômica - uma avaliação sobre os mais recentes danos e medidas de controle na cultura da soja;
2) o cenário econômico internacional e brasileiro – câmbio, inflação e juros – e o que podemos esperar a curto e médio prazo;
3) a análise dos fundamentos de oferta e demanda de soja no mercado e evolução de seus preços, oportunidades e riscos.”

Gostou? Compartilhe