Mais de 1.500 meninas vacinadas contra o HPV

A meta é que sejam vacinadas 4.438 meninas residentes na cidade até o dia 10 de abril, quando encerra o calendário da primeira etapa da vacina contra o HPV.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O trabalho de prevenção contra o vírus Papilomavírus Humano (HPV) continua na rede de saúde do município. Até o momento, mais de 1.500 meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas com a primeira dose da vacina.

A campanha do Ministério de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e 6ª Coordenadoria Regional de Saúde nas escolas municipais, estaduais e particulares de Passo Fundo, além das unidades básicas de saúde da rede.

“Ao minimizarmos este vírus, certamente estaremos diminuindo o sofrimento causado pelo Câncer de Colo Uterino e, portanto, garantindo um futuro melhor para as mulheres de Passo Fundo”, afirmou o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.

A meta é que sejam vacinadas 4.438 meninas residentes na cidade até o dia 10 de abril, quando encerra o calendário da primeira etapa da vacina contra o HPV. A vacinação consiste na administração de três doses: a primeira entre o mês de março e abril; a segunda no mês de setembro; e a terceira cinco anos após a primeira dose. A vacina é indicada para a imunização ativa contra os genótipos de baixo risco – HPV 6 e 11 – e de alto risco – HPV 16 e 18.

A prevenção primária é feita para reduzir potencialmente a ocorrência de Câncer de Colo Uterino, doença que afeta mais de 20 mil mulheres no Brasil e leva a seis mil óbitos, segundo dados de 2011.

Gostou? Compartilhe