UPF sedia Conferência Municipal de Saneamento Básico

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Universidade de Passo Fundo, por meio de uma equipe técnica, está elaborando o Plano Municipal de Saneamento Básico de Passo Fundo (PMSB). A parceria entre Prefeitura Municipal de Passo Fundo e UPF foi firmada ainda no final de 2012, e desde então, professores, profissionais e acadêmicos vêm trabalhando para qualificar e tornar universal o acesso ao saneamento básico. Como parte desse processo, acontece, no próximo dia 30 de abril, a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico. A atividade ocorre das 18h às 22h30min, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina da UPF, localizada na Rua Teixeira Soares, 817, em frente ao Hospital São Vicente de Paulo.

Esta é mais uma oportunidade de interação entre a população e o poder público. A audiência pública é um instrumento determinante na construção da política municipal de saneamento básico, que impacta na saúde e qualidade de vida da população. Toda a população de Passo Fundo está convidada a participar, principalmente os delegados escolhidos durante as reuniões dos setores censitários, distritos e entidades de Passo Fundo.

Plano
O PMSB tem como objetivo definir o planejamento do saneamento básico para os próximos 20 anos, com atualizações a cada quatro anos. Isso inclui o abastecimento de água potável, manejo de resíduos sólidos, esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais. A elaboração do plano é acompanhada por um comitê executivo e conta com a participação da comunidade.

Para atuar nesse projeto, a UPF organizou uma equipe técnica com doutores e mestres das áreas de engenharia civil, arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia agronômica e florestal, economia e saúde coletiva. Há ainda uma equipe multidisciplinar de apoio, com profissionais e estagiários dos cursos de Direito, Engenharias Civil e Ambiental, Arquitetura e Urbanismo, Serviço Social e Publicidade e Propaganda. A coordenação geral do projeto é da professora Dra. Vera Cartana Fernandes, e a coordenação da Mobilização Social é da professora Lucia Maria Gorgen.

Gostou? Compartilhe