Município registra novos focos de mosquito da dengue

Mosquitos adultos foram encontrados em dois pontos da cidade após moradores avisarem o Núcleo de Vigilância Ambiental

Por
· 1 min de leitura
Cuidados da população são fundamentais para evitar proliferação do mosquito da dengueCuidados da população são fundamentais para evitar proliferação do mosquito da dengue
Cuidados da população são fundamentais para evitar proliferação do mosquito da dengue
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O aviso de moradores auxiliou o Núcleo de Vigilância Ambiental de Passo Fundo a localizar dois novos focos de mosquitos da dengue adultos. A confirmação foi feita após análise laboratorial dos insetos que foram recolhidos em dois locais. Agora, os agentes da dengue trabalham nessas áreas para visitar 100% das residências e eliminar qualquer tipo de depósito de água que possa representar perigo e também orientar a população.

O supervisor de agente de endemias Diego Freitas explica que os mosquitos adultos foram recolhidos na Rua Lava Pés e na Rua Coronel João Vergueiro. Em cada uma dessas áreas quatro agentes da dengue estão fazendo a visitação às residências. No total, o município conta com 30 agentes que fazem as visitas. Segundo Diego, os últimos exemplares foram recolhidos e encaminhados para análise no dia 21 de março.

Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2013 o município havia registrado 38 focos de mosquito da dengue. Neste ano, no mesmo período, são 24 focos identificados. Mesmo assim, diariamente são encaminhadas larvas de mosquito para serem analisadas em laboratório, mas isso não significa que sejam de aedes aegypti. Mesmo assim a população deve manter os cuidados básicos e evitar o acúmulo de água em recipientes que possam se tornar criadouros do mosquito.

Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com o Núcleo de Vigilância Ambiental pelo telefone 3046-0164.

Dicas
Relembre algumas dicas para evitar a proliferação do mosquito da dengue: feche caixas d’água, tonéis e latões; limpe com escova os bebedouros de animais; guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo; guarde os pneus velhos sob abrigo; mantenha desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises; não acumule água nos pratos dos vasos de plantas; coloque embalagens de vidros, lata e plástico em lixeiras bem fechadas; mantenha a piscina tratada o ano inteiro; e coloque areia nos cacos de vidros de muros.

Gostou? Compartilhe