Buscando proporcionar uma orientação técnica aos representantes da Prefeitura de Gentil para melhorar a relação entre a arborização urbana, mobiliário urbano, passeios públicos e usuários, a Escola de Arquitetura e Urbanismo da Imed elaborou um projeto paisagístico para a cidade.
A atividade diagnosticou e deu suporte técnico aos problemas existentes em Gentil, identificou as potencialidades paisagísticas no município, criou uma identidade visual que destacou a cultura e história da cidade, para que haja uma relação de proximidade com a comunidade.
A iniciativa foi realizada em etapas que contemplaram o levantamento de dados locais, reuniões públicas, construção do programa de necessidade, estudos preliminares, apresentação em audiência pública, elaboração de cartilha explicativa sobre calçadas e arborização e projeto final com detalhamento para futura execução.
A coordenadora da Escola de Arquitetura e Urbanismo, Andrea Mussi, destaca a importância de atividades dessa natureza no curso: “Esse projeto resgata conceitos que estão no imaginário da população de Gentil, valorizando a cultura local, como o resgate do Frei Gentil, a partir do formato do perfil da mão que abraça a cidade no pórtico planejado. A oportunidade de contribuirmos com a qualidade do espaço urbano público de Gentil é bastante gratificante e expande o entendimento da sociedade sobre o papel do Arquiteto e Urbanista em promover o bem estar das pessoas. O que favorece a posterior inserção de nossos alunos como profissionais comprometidos numa sociedade que terá maior conhecimento sobre a diferença de ter um arquiteto que certamente fará projetos qualificados”, destaca.
O projeto paisagístico foi desenvolvido em parceria com o Centro de Desenvolvimento Empresarial (CDE) e vai ser entregue na próxima terça-feira (8) ao prefeito e vice-prefeito de Gentil. Segundo a prefeitura, a execução do projeto iniciará ainda em 2014.
A vivência do Projeto
O acadêmico do 7º nível e estagiário do Projeto, Jean Dacampo, frisa sobre sua participação na iniciativa: “Proporcionar maior qualidade de vida aos usuários é o desejo, e principalmente um dever de todo arquiteto urbanista ao desenvolver um projeto. Trabalhar diretamente com a comunidade do município de Gentil foi muito gratificante, pois permitiu compreender os anseios da população e através do projeto proporcionar novas experiências para os moradores”, comenta.
A coordenadora do projeto, professora Linessa Busato relata sobre a importância em desenvolver essas atividades em parceria com as prefeituras de outros municípios: “Estas parcerias são extremamente importantes e enriquecedoras, tanto para os professores quanto para os estagiários, não somente pela aplicação de conceitos teóricos em situações reais, mas também temos a possibilidade direta de contribuir com a sociedade e ampliar conhecimentos com experiências práticas”, ressalta.