Passo Fundo passa a integrar o Sistema Nacional de Bibliotecas

O ato de entrega foi realizado na tarde dessa quarta-feira (3)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na busca de qualificar a Biblioteca Pública Arno Viuniski, a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, firmou uma parceria junto ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), da Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

O fomento à criação de novas bibliotecas e à pesquisa, além da ampliação e modernização dos serviços oferecidos em espaços de leitura para a população, são as principais temáticas trabalhadas pela entidade. Como resultado da primeira ação, o município foi contemplado com um kit de 32 títulos de diferentes gêneros textuais e 370 gibis.

O ato de entrega foi realizado na tarde dessa quarta-feira (3), com a presença do vice-prefeito Juliano Roso, do secretário de Educação, Edemilson Brandão, e de toda a equipe responsável pela captação de apoio. Os alunos da Escola Círculo Operário também participaram e conferiram os novos livros e gibis.

“É muito bom ver a Biblioteca cheia de crianças. Este é um marco diferencial para que todos se sintam bem para frequentar e aproveitar a nossa Biblioteca. Estamos trabalhando para qualificar este espaço com mais livros e cultura, além de fazer parte do cenário nacional com o espírito de uma biblioteca viva”, disse o secretário Edemilson.

Para o vice-prefeito Juliano Roso, a cara da Biblioteca Municipal já mudou muito e deve melhorar ainda mais. “Recebemos hoje livros diferenciados e uma coleção de gibis. É por isso que queremos trabalhar, para que outras melhorias sejam feitas e nossas crianças e jovens tornem-se leitores. Aqui está o exemplo do empenho de nossa equipe para fazer Passo Fundo uma cidade melhor”, disse Juliano.

Um exemplo para o estado
Passo Fundo foi o primeiro município a procurar a FNB e o SNBP para participar da parceria em busca de bibliotecas qualificadas, sendo a primeira cidade do Rio Grande do Sul a receber o kit de títulos e a coleção de gibis, uma mini gibiteca. A partir dessa primeira experiência, Passo Fundo servirá de modelo para que outras cidade participem com seus projetos.

Novas ações
O projeto para ganhar os kits de leitura, encaminhada pela Secretaria de Educação, foi primeiro contato com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Outros pedidos foram feitos pela equipe de trabalho, orientada pela coordenadora de Núcleo de Inovações Educacionais e Projetos da Secretaria de Educação, Dra. Ivânia Campigotto Aquino.

Por meio de um convênio com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), foi solicitada a inclusão da Biblioteca no quadro de visitas das consultoras do Projeto Mais Bibliotecas Públicas – apoio à instalação e qualificação de Bibliotecas Públicas.

Gostou? Compartilhe