O ator e diretor José Wilker morreu, vítima de um infarto fulminante, aos 66 anos, na manhã deste sábado, 5, no Rio de Janeiro. O ator participou, ao todo, de 29 novelas e 49 filmes em sua carreira e ficou conhecido por trabalhos marcantes em novelas como "Roque Santeiro", em que interpretou o personagem-título, e "Senhora do destino", em que interpretou o bicheiro Giovanni Improtta. No cinema, longas como "Bye bye Brasil" e "Dona Flor e seus dois maridos" levam o seu nome no elenco.
O artista nasceu no dia 20 de agosto de 1946, em Juazeiro do Norte. Ainda criança, mudou-se com a família para Recife. No final da década de 1960 abandonou o curso de Sociologia para se dedicar ao teatro. A sua última participação em novelas foi em 2013, em "Amor à vida", de Walcyr Carrasco, no papel do médico Herbert. Em 2012, ele foi o coronel Jesuíno no remake de "Gabriela", baseada no livro "Gabriela Cravo e Canela", de Jorge Amado. Na versão original, exibida em 1975, havia feito Mundinho Falcão.
Além de se dedicar À TV e ao cinema, José Wilker ainda escreveu textos para revistas e jornais e comentou a cerimônia do Oscar durante vários anos. O ator deixa duas filhas: Mariana, com a atriz Renée de Vielmond, e Isabel, com a atriz Mônica Torres.