Promovendo o desenvolvimento sustentável

Certificação internacional de sustentabilidade foi uma das metas alcançadas pela BSBios

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Bsbios de Passo Fundo completa nove anos, nesta terça-feira. A empresa é umas das maiores indústrias de biodiesel do país e tem como princípio norteador promover o desenvolvimento sustentável, através da agroenergia. Criada em 2005 no município de Passo Fundo, a empresa avançou fronteiras com a construção de uma planta industrial em Marialva/PR, verticalizou a produção através do processamento de grãos, formalizou associação com a Petrobras Biocombustível, integrou a cadeia produtiva com a aquisição de unidades de origem de grãos, buscou certificações internacionais e foi a primeira usina a exportar biodiesel do Brasil.
 
O diretor presidente da Bsbios, Erasmo Carlos Battistella, destaca a crescente trajetória da empresa. “A companhia nasceu apostando na concretização de uma nova matriz energética no país, limpa e sustentável, o biodiesel. Iniciamos os trabalhos com cerca de 80 colaboradores e atualmente contamos com mais de 600, sendo uma das maiores usinas produtoras do biocombustível do Brasil,” enfatizou o empresário. Ele ainda ressaltou que a consolidação da Bsbios só foi possível graças à contribuição de uma equipe de profissionais focada e de parceiros importantes que se engajaram para a realização dos objetivos que a empresa se propôs.
 
A empresa conta com duas plantas industriais, com capacidade para produzir 343 milhões de litros de biodiesel/ano, uma unidade de Processamento de Grãos e 17 unidades de originação de grãos no norte do Rio Grande do Sul, que recebem soja, milho, trigo e canola. Com isso, a companhia gera trabalho e renda no campo, pois 40% de sua matéria prima é oriunda de cerca de 15 mil agricultores familiares. “Neste último ano alcançamos importantes conquistas como o transporte ferroviário de biodiesel, a primeira exportação de biodiesel do país para fins comerciais e a certificação internacional ISCC - International Sustainability and Carbon Certification,” comemorou Battistella.
 
A Certificação ISCC atesta que o biodiesel produzido pela BSBIOS atende aos padrões sociais e ambientais estabelecidos pela Diretiva Europeia de Energias Renováveis. Em toda a sua cadeia de produção, desde o plantio da matéria prima até a industrialização do biodiesel, a BSBIOS reduz em 63,13% a emissão dos gases do efeito estufa (GEE), se comparado ao diesel comum.
 

 

Gostou? Compartilhe