Celebrações marcam o feriado de Páscoa

Missa e procissão ao redor praça Marechal Floriano acontecem na tarde desta sexta-feira, dia 18 de abril

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os católicos vivem nos próximos dias alguns dos momentos mais importantes da igreja, que representam a renovação da fé em Jesus Cristo e na sua ressureição. Para marcar esta data, de sexta-feira (18) até domingo (20) diversas celebrações e atividades acontecem em quase todas as paróquias de Passo Fundo, em especial na Catedral Metropolitana.

Uma das principais atividades é a que acontece na tarde desta sexta-feira, a partir das 15h, para quando está marcada a liturgia da Paixão e Morte do Senhor, que termina com procissão ao redor da praça Marechal Floriano. Confira a programação.

Programação na Catedral Metropolitana

Dia 18 de abril – sexta-feira
9h – Via Sacra e bênção das ervas medicinais
10h30 – Via Sacra com a participação dos catequizandos e bênção das ervas medicinais
15h – Liturgia da Paixão e morte do Senhor e Procissão do Senhor morto ao redor da praça Marechal Floriano
20h – Encenação da paixão e morte do Senhor
(Gesto concreto: um quilo de alimento não perecível)

Dia 19 de abril - sábado
20h – Solenidade de Liturgia da Vigília Pascal

Dia 20 de abril – domingo
Missa de Páscoa às 7h30, 9h, 10h30, 18h e 20h

Outras Paróquias
Além da Catedral, outras comunidades de Passo Fundo também realizam a encenação da paixão e morte de Jesus. Na Paróquia São Vicente de Paulo a via sacra inicia às 19h. Na Nossa Senhora de Fátima, a apresentação está marcada para as 19h30. Na Santo Antônio o teatro é as 20h e na São José Operário começa as 20h30. Em todas essas paróquias, a encenação fica por conta dos jovens do Curso de Liderança Juvenil – CLJ.

 

Colheita a macela
Outra tradição desta época do ano é a colheita da macela, que deve ser feita antes dos primeiros raios de sol da manhã da Sexta-feira Santa. Uma das orientações para quem vai fazer a colheita é evitar as que estiverem muito próximas das estradas, por causa da poluição causada pela fuligem do asfalto e a emissão de poluentes pelos próprios veículos.

 

 

Gostou? Compartilhe