Em cena a paixão e morte de Jesus

Com o roteiro incrementado, o MCJ da Catedral apresenta pela quarta vez a via sacra encenada, que neste ano começa as 20h

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Não é a toa que há 23 anos Jocenir Gollo interpreta o papel de Cristo em toda sexta-feira santa: a semelhança com Jesus é inegável. Aos 39 anos ele lembra que aos 16 fazia parte de um grupo de jovens na paróquia São Francisco de Assis, na Santa Maria e já ajudava nas encenações, onde via no pai, exemplo para o que faz hoje. “Minha vida confunde um pouco com essa história, porque desde minha adolescência estou fazendo o papel de Cristo. Herdei isso do meu pai, que antes de mim, era quem atuava”, conta. Depois de ingressar no Movimento de Casais Jovens – MCJ, a encenação passou a ser na Catedral Metropolitana, onde hoje mais de 60 pessoas fazem parte do elenco. Jocenir lembra também que todos fazem esse trabalho de forma voluntária e cuidam, inclusive, do figurino para os personagens.

Também não possuem nenhum envolvimento com o meio artístico e trabalham nas mais variadas profissões, mas neste período todo grupo assume o seu papel e se dedica para a apresentação. Além disso, para facilitar, praticamente todo o ano cada um encena o mesmo personagem. “E não há distinção entre nenhum deles, todos os papéis são importantes e fazem a diferença em nossa apresentação”, destaca Jocenir.

Alexandre Vieira, coordenador do grupo juntamente com a esposa Ana Paula, comenta que a preparação começa em média seis meses antes da Páscoa e que são realizados de oito a dez ensaios. Além disso, pelo grande número de pessoas envolvidas, os ensaios são divididos por cena para manter a seriedade e organização do grupo. A apresentação deste ano, marcada para as 20h, vai durar em torno de 90 minutos e traz novidades que prometem emocionar o público. A história de Jesus vai ser contada desde o início de sua vida pública, no batismo. Depois disso, as tentações sofridas por Jesus no deserto também serão lembradas.
Mas é a partir da cena da Santa Ceia que a história começa a desenrolar. Desta vez os fiéis ainda terão uma surpresa, promete Alexandre: “desde o ano passado estamos ampliando o teatro e anexando novas cenas pra ter mais fidelidade a história real”. Além disso, desde o ano passado, a trilha sonora é executada ao vivo pelo grupo Ello Divino, da Renovação Carismática Católica.

Catedral lotada
Para garantir lugar, é preciso chegar cedo. Mesmo com a capacidade de 1200 pessoas sentadas, o público pode chegar em até 2 mil, como foi no ano passado. Além disso, para participar, os organizadores pedem que a comunidade traga um quilo de alimento não perecível que será destinado para famílias carentes.

Representação
Páscoa é sinônimo de renovação, especialmente da fé no mistério central da ressureição de Jesus Cristo. Todos os anos, durante a Semana Santa, além dos fiéis, todos os padres renovam seus votos e suas crenças, em celebração que é realizada na quarta-feira. Toda a semana, que relembra desde a entrada de Jesus em Jerusalém, sua condenação, sofrimento, morte e ressureição constituem o centro da fé cristã no mistério da vida.

 

Gostou? Compartilhe