O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) do Rio Grande do Sul divulgou o nome da empresa que irá elaborar o projeto das paralelas da BR-285, em Ijuí. A empresa vencedora da licitação é a EPT Engenharia Pesquisa Tecnológica. O anúncio ocorre cinco anos após o início dos primeiros passos para a construção das paralelas da BR-285. Em 2009, o vice-prefeito de Ijuí, Bira Teixeira, esteve em Brasília participando de uma série de audiências.
Na época, o diretor de Infraestrutura Terrestre do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Hideraldo Luiz Caron, aprovou o início da elaboração do projeto das vias. “De lá para cá, houve a elaboração de reuniões e audiências para tratarmos o assunto, mas apesar do tempo, nunca desistimos, pois sabemos da importância desse projeto para todos que transitam na via, pois ela organiza todo o entorno do município, melhora o aspecto visual da nossa cidade e transforma Ijuí cada vez em um pólo de desenvolvimento regional”, disse Bira.
Com o anúncio da empresa vencedora da licitação, o vice-prefeito espera que logo o resultado seja publicado no Diário Oficial da União para que a empresa possa assinar o contrato. “Ao assiná-lo, a empresa terá prazo de 180 dias para concluir o projeto. Com a conclusão, já se pode ocorrer a licitação para a construção imediata da obra”.Bira salienta ainda que audiências públicas serão realizadas para ouvir a comunidade e explicar o processo das obras. O investimento do governo Federal para a construção dos 10 quilômetros das paralelas da BR-285 deve ultrapassar os R$ 15 milhões.