A palavra italiana scala, em português, escada, dá nome ao programa lançado nesta quarta-feira (23) pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF). Pensado pelo Setor de Desenvolvimento da Divisão de Recursos Humanos, o Programa Scala visa à integração e orientação de esforços para o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de suportar a estratégia da FUPF no sentido de oferecer formação continuada para professores, funcionários e estagiários de todos os setores. A iniciativa, que prevê cursos com início ainda neste primeiro semestre de 2014, foi apresentada aos colaboradores da Instituição, em duas oportunidades, nos turnos da manhã e da tarde, no Centro de Eventos. Para dialogar com os participantes, foi convidado o especialista em Negociação e Vendas, autor do best-seller A azeitona na Empada, Carlos Alberto Carvalho Filho.
Capacitar, qualificar e motivar as potencialidades dos colaboradores de todos os setores sempre foi uma preocupação da Reitoria. Para o reitor, professor José Carlos Carles de Souza, a elaboração e a execução do Programa Scala vem ao encontro dos anseios da comunidade interna e da preocupação da Reitoria em oportunizar a qualificação individual e coletiva. “A formação dos profissionais era algo que já nos preocupava desde o início da nossa gestão. Por isso, juntamente com a Divisão de Recursos Humanos e dentro da programação do Quadro de Carreira dos Funcionários, pensamos neste programa de formação. O objetivo é que cada colaborador possa verificar o que pretende na Instituição e, a partir daí, possa planejar o seu futuro na UPF”, destacou.
Presente no evento, o presidente da FUPF, Alexandre Nienow, ressaltou a importância de qualificar os profissionais que atuam na Instituição por meio da formação e do conhecimento. “É um programa de desenvolvimento e capacitação dos nossos recursos humanos, envolvendo professores, funcionários e todos os colaboradores, no sentido de qualificar esse corpo técnico, administrativo e docente da Instituição. Precisamos de funcionários eficientes e comprometidos e isso ocorre com a experiência de cada um, mas também com o conhecimento e a formação continuada”, frisou.