Em visita à escola do Senai e empresários de Passo Fundo, o presidente da Fiergs, Heitor José Müller, anunciou a ampliação das instalações e investimento em equipamentos de ponta para as aulas. “Temos para Passo Fundo um projeto de construção de uma nova escola junto da que está hoje instalada. Essa que existe será totalmente reformada, modernizada não só do ponto de vista da construção civil como também em equipamentos, porque estamos fazendo o que chamamos de ‘enxoval novo’ dentro das nossas escolas do Senai. Fazemos isso para que os alunos aprendam as novas tecnologias, tendo em vista os novos equipamentos que hoje as nossas empresa estão instalando e temos que preparar a mão-de-obra, que não seria mão-de-obra, e sim talento-de-obra, cérebro-de-obra, porque são equipamentos bem mais avançados”, salienta.
O projeto prevê a construção de um prédio com 2.800 metros quadrados com garagem e dois andares de escola. “Hoje se fala muito em robótica, mecatrônica, agriculta de precisão, e temos que preparar pessoas para trabalhar com isso”, completa Müller. De acordo com ele, o Senai está investindo muito na educação, melhorando as escolas em todo o estado. “Tivemos acesso a financiamento especial para que possamos agilizar estas instalações para que todo o estado tenha as escolas melhoradas e com novos equipamentos”, informa.
Palestra para empresários
"Todos acompanhamos o rebaixamento da nota do Brasil por uma agência classificadora de risco. É o sinal de advertência para que o País adote medidas consistentes para sua reindustrialização, que é a única saída para o desenvolvimento realmente sustentado, disse Heitor José Müller, durante palestra a empresários de Passo Fundo e Marau, na quinta-feira. "Desde 2007 a produção industrial não cresce. Estamos em uma perigosa estagnação. Precisamos reindustrializar o que significa também interiorizar o desenvolvimento", lembrou. "Nossa bandeira em 2014 é essa. Não interessa concentrarmos fábricas, ativarmos bolsões de riqueza, se não harmonizarmos o desenvolvimento com as demais áreas e regiões", sustentou. Müller esteve na Associação Comercial e Industrial de Marau (ACIM) e fez palestra em reunião-almoço, recebido pelo vice-presidente do Ciergs Antônio Roso e pelo presidente da ACIM, Diógenes Scorsatto.
Müller lembrou que a participação de produtos industrializados na pauta das exportações nacionais vem caindo. Se em 2000 representava 59% das vendas externas, em 2012 registrou apenas 37%. "Precisamos reverter essa tendência e decidir se queremos ser apenas um camelódromo ou uma nação desenvolvida como a Coreia do Sul", completou. O vice-presidente do Ciergs Antônio Roso destacou o trabalho realizado pelo Sistema Fiergs na região e a sua representatividade.
A comitiva da Fiergs, acompanhada também pelo vice-presidente regional do Ciergs Jairo Zandoná e outros empresários, visitou as escolas do Senai de Passo Fundo e Marau. Nos dois municípios, o presidente Müller anunciou que os espaços serão ampliados para poder capacitar mais alunos. Em Marau, o grupo foi ainda ao Sesi, onde assistiu a apresentação da Orquestra Sesi Metasa, composta 80% por filhos de trabalhadores da indústria e 20% pela comunidade. Com quatro anos, a orquestra já se apresenta em todo o Estado. Também em Marau o grupo visitou a indústria Plastimarau.