A frente fria que chega hoje ao estado do Rio Grande do Sul e começa a atuar nas regiões Oeste e Sul somente deve começar a mostrar seus efeitos na região Norte a partir de amanhã (30). De acordo com o observador meteorológico Luís Sandri, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, esta frente fria já deve causar pancadas de chuva hoje nas regiões Sul e Oeste. Para Passo Fundo, a previsão de hoje (29) é de céu claro a parcialmente nublado e temperaturas entre a mínima de 10ºC e a máxima de 25ºC. Na quarta-feira (30), existe risco de pancadas de chuva por vezes fortes e trovoadas. “A quarta-feira será de céu parcialmente nublado e nublado e deve chover”, salienta o observador. A mínima deve ficar em torno de 11ºC e a máxima não passa dos 23ºC. Na quinta-feira (1º) a chuva diminui e devem ocorrer apenas pancadas em áreas isoladas. O céu fica parcialmente nublado a nublado. A temperatura mínima prevista é de 14ºC e a máxima chega aos 23ºC. Para a sexta-feira (2) a previsão é de céu parcialmente nublado e pode ocorrer névoa úmida ao amanhecer. A temperatura mínima fica em 12ºC e a máxima em 23ºC.
Temporais
Ainda no decorrer de hoje, o deslocamento de uma frente fria vai proporcionar a formação de áreas de instabilidade e provocar chuva em quase todo o estado, segundo o Centro Estadual de Meteorologia. Nas Missões, Campanha e na Zona Sul, o dia já começa com céu encoberto e com pancadas de chuva. No restante das regiões, o sol aparece pela manhã e a chuva poderá ocorrerá entre a tarde e a noite. Há possibilidade de temporais isolados.
Na quarta-feira (30) as áreas de instabilidade, associadas a passagem da frente fria, mantém o céu encoberto e com chuva na maior parte do RS. Na Metade Sul, as pancadas de chuva são mais fracas e isoladas, e se concentram no período da manhã. No restante do Estado, a quarta-feira terá chuva a qualquer hora do dia e há possibilidade de temporais isolados, especialmente na faixa Norte.
O feriado de 1º de maio ainda terá muita nebulosidade sobre grande parte do RS. No período da manhã pode chover fraco na Metade Norte, mas ao longo do dia o ingresso de uma nova massa de ar seco e frio vai diminuir a nebulosidade e no período da tarde o sol aparece em todas as regiões.