Afeto que dá significado e transforma a vida

Responsáveis por gerar e dar a luz a uma nova vida, as mães têm o seu mundo transformado e, em Passo Fundo, elas contam com o apoio de iniciativas que vêm no fortalecimento do laço uma forma de cuidar da saúde do bebê

Por
· 1 min de leitura
No HSVP o Método Canguru é utilizado há pelo menos 12 anos. Benefícios para mães e bebês são váriosNo HSVP o Método Canguru é utilizado há pelo menos 12 anos. Benefícios para mães e bebês são vários
No HSVP o Método Canguru é utilizado há pelo menos 12 anos. Benefícios para mães e bebês são vários
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A sensação é estranha, nova, diferente. É como se tudo, ao seu redor, assumisse um lugar distante do original. De repente, o susto. Ela não é mais apenas ela. Dentro de si carrega outra vida. Os olhos se voltam para dentro. O coração também.  O susto vira alegria e dela surge o amor repentino por um ser que mal começou a se formar. A mudança surge de dentro dela: o fato de se tornar mãe muda o significado de tudo que a rodeia - a transforma.

Foi assim com Tauana. Mãe de João Vitor, 5 anos, e na espera de Lauren. Com Andresa, mãe de Manoela, Maria Helena e Júlia. E, também, com Jucelene, mãe da Andressa. Não importa de que bairro sejam, onde estudaram ou que rotina seguem. Importa que carregar um bebê dentro de si, as mudou.

A mudança veio acompanhada da ação. Tornar-se mãe exigiu preparação, acompanhamento e um olhar para além da porta de casa. Em Passo Fundo, durante o ano de 2013, 2. 882 mulheres procuraram as unidades de saúde da cidade para darem à luz a novos passo-fundenses. Cada uma delas encontrou uma maneira diferente de dar boas-vindas ao pequeno bebê que, então, carregava nas mãos. Tauana buscou o apoio do projeto Mãe Gestante. Andressa acreditou no Método Canguru como forma de conhecer melhor a pequena nova vida. E, para Jucelene, foi o Programa Bebelendo que possibilitou um novo jeito de olhar para a gravidez.

As três iniciativas não são únicas, mas são possibilidades que a cidade e a região oferecem para que com a confirmação da gravidez, a mulher tenha onde se apoiar no novo caminho a ser traçado. Para o Secretário Municipal da Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, estas iniciativas visam mostrar de forma precoce a importância de uma nova vida. “Estas iniciativas tentam responsabilizar pais e sociedade para que nossos pequenos passo-fundenses tenham saúde e de fato configurem um futuro promissor para as novas gerações. Nós precisamos cada vez mais de mães responsáveis, que sejam capazes de num susto de um exame de gravidez positivo ou numa gestação esperada há anos, serem de fato mães, lutadoras por seus direitos e de seus filhos, que sejam advogadas daquela vida que cresce e se desenvolve”, comentou.

O secretario destacou, também, que a gestão pública e as instituições envolvidas com a área da saúde devem realizar um trabalho de atenção e acompanhamento e que isso é um desafio. “Este desafio só será cumprido se esta mãe em busca de um futuro para seu filhos exigir cada vez mais qualidade na saúde e na educação de seus filhos”, enfatizou. 

Gostou? Compartilhe