A colheita de mel desta safra está finalizada. Segundo o Informativo Conjuntural elaborado pela Emater/RS-Ascar, a colheita proporcionou grandes quantidades de mel por colmeia na maioria dos municípios do Estado. Isso devido às boas condições de clima que ocorreram durante o período. Em alguns municípios da região de Pelotas a safra se apresenta muito boa, como em Rio Grande onde foi registrada uma produtividade de 25 kg/colmeia. A produtividade média no Rio Grande do Sul é de 18 quilos por colmeia e a expectativa é para uma produção de 8 mil toneladas.
Nesta estação ocorre a avaliação dos enxames, pois é época critica e de pouca oferta de néctar e pólen devido ao menor número de espécies no estágio de floração. Com a redução das temperaturas médias e a diminuição das horas de luz, a atividade nas colmeias é pequena e a suplementação alimentar para fortalecer os enxames torna-se uma ferramenta de apoio para a sustentabilidade da atividade.
Grãos de verão
A lavoura do feijão 2ª safra se apresenta com boa evolução até o momento, mas com produtores preocupados com os primeiros dias de baixas temperaturas, que ocorreram em algumas áreas de produção, principalmente no período noturno. Isso poderá trazer problemas em áreas onde a lavoura se encontrava em floração, fase esta sensível ao frio e onde pode ocorrer abortamento de flores e redução do potencial produtivo. A produtividade esperada inicialmente se mantém em 1.506 kg/ha, na média do Estado. A atual fase predominante da cultura é de enchimento dos grãos. Nessa semana, a colheita da safrinha já se aproxima dos 45% da área implantada (cerca de 20 mil hectares).