Município quer atingir meta de vacinação

Pouco mais de 60% das pessoas que integram grupo de risco foram vacinadas até o momento

Por
· 1 min de leitura
Campanha segue por mais duas semanasCampanha segue por mais duas semanas
Campanha segue por mais duas semanas
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 23 de maio. Em Passo Fundo, pouco mais de 60% da população alvo foi vacinada, sendo a meta estipulada pelo órgão de 80%. A população incluída na meta de 80% é de 46.602 pessoas que se encontram nos grupos de risco. Deste total, foi alcançado 64,77%, com 30.186 doses distribuídas.
No ano passado, toda a rede de saúde do município imunizou 57.832 pessoas. De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é vacinar 64 mil pessoas nos próximos 14 dias. "Seguimos com a vacinação em Passo Fundo tentando atender especialmente as crianças e gestantes, que foram as populações mais afetadas em na epidemia de 2009", ressaltou o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho. 

Prevenção
A vacina contra a gripe é a principal medida de prevenção, a fim de que o vírus seja controlado entre a população. Por isso, é fundamental que as pessoas dos grupos indicados façam a vacinação. Outros cuidados simples podem ser adotados, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal e procurar deixar os ambientes arejados.

Grupos
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias);
- Gestantes (apresentar carteira de gestante ou exame);
- Puérperas (até 45 dias após o parto, também apresentar certidão de nascimento, carteira de gestante ou documento do Hospital);
- Pessoas a partir dos 60 anos;
- Indígenas;
- Trabalhadores de saúde;
- População privada de liberdade;
- Pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de influenza.


 
 
 
Gostou? Compartilhe