Depois de um final de semana agradável, com médias que variaram entre 10°C e 20°C, a semana permanece com uma massa de ar seco e predomínio de sol, segundo informações do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio. A segunda-feira inicia com baixa possibilidade de formação de névoa úmida e apesar do amanhecer gelado, com mínima entre 8°C, o tempo deve melhorar no decorrer do dia. A responsável pela melhora do tempo e predomínio do sol é a entrada de um ar frio e seco, que favorece a elevação da temperatura em todas as regiões. Na tarde, os valores devem chegar aos 22°C.
Durante a semana, a temperatura vai elevar gradativamente e na quinta-feira, a previsão é de que as máximas possam chegar aos 28°C. Segundo Sampaio, essas temperaturas confirmam a previsão de que o mês de maio terá temperaturas de veranico. Como característica principal, o veranico tem máximas na casa dos 30ºC durante pelo menos cinco dias, o que deve acontecer nesta semana em toda região norte do estado.
Previsão de El Ninõ
Depois da previsão do mês de maio marcado por temperaturas em elevação, o Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), divulgou na última sexta-feira (9) seu Boletim Trimestral referente aos meses de maio, junho e julho. O documento aponta para a possibilidade de ocorrência do evento El Niño no Rio Grande do Sul, no final do inverno e início da primavera.
A análise da superfície do mar no Pacífico Equatorial indica uma elevação em sua temperatura nos próximos meses, o que poderá contribuir para o surgimento do El Niño. Se confirmado, o evento climático fará com que as chuvas aumentem no final do inverno. Quanto às temperaturas máximas e mínimas, a tendência é que se mantenham abaixo do padrão climatológico em todo o Estado.