Um evento consolidado, que busca promover o aprimoramento da prática docente nas diferentes áreas do conhecimento e a melhoria da educação básica, teve uma nova edição nesta quarta-feira, 15 de maio, na Universidade de Passo Fundo (UPF). O 6º Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica, promovido pela Vice-Reitoria de Graduação (VRGRAD) e pela Área de Prática de Ensino e Estágios, reuniu durante todo o dia mais de 1,4 mil educadores de toda a região. No turno da manhã, no Centro de Eventos, eles assistiram à conferência “Contribuições da neurociência para o processo de ensino e aprendizagem”, com o professor Dr. Diogo Onofre Gomes de Souza (UFRGS). À tarde, em diferentes Unidades Acadêmicas, participaram de 51 minicursos e de um painel, todos gratuitos.
A temática escolhida para o Seminário deste ano foi Qualidade do ensino na educação básica: contribuições das diferentes áreas do conhecimento. A vice-reitora de Graduação, Neusa Rocha, destacou que é motivo de orgulho para a UPF reunir mais uma vez um número tão expressivo de professores. “Não há dúvidas de que quando pensamos na qualidade da educação básica, consideramos a dimensão pedagógica e reconheçamos o cotidiano da sala de aula nas discussões com os pares, nos encontros de formação, que nos realimentam e fortalecem. Daí a importância do evento e da oportunidade que temos, tanto a UPF quanto as escolas da região, de dialogar sobre os processos educativos e de discutir novas perspectivas de ensino nas diferentes áreas do saber”, afirmou. Para a professora Neusa, os seminários são momentos de reencontro, oportunidade de integrar professores com a UPF e de reafirmar o compromisso da Instituição com a educação de qualidade.
A abertura do evento contou com um momento cultural do Grupo de Choro da UPF. Prestigiaram o seminário os vice-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos, de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin, e Administrativo Agenor Dias de Meira Júnior, diretores de Unidades Acadêmicas, secretários de Educação, gestores e professores de escolas de Passo Fundo e região e acadêmicos.
Neurociência
A ideia central do conferencista foi apresentar aos professores que ensinar e aprender são atividades cerebrais e, assim, fruto de pesquisa desenvolvida pela neurociência nos processos de modelação de aprendizagem e memória. Souza salientou o quanto é importante compreender os mecanismos cerebrais para poder melhorar o processo de ensino-aprendizagem na escola. Ele citou que, por exemplo, a neurobiologia contemporânea tem mostrado que o mais importante da memória é o esquecimento. “De cada milhão de informações que recebemos, esquecemos a maioria delas e selecionamos algumas que memorizamos. Da mesma forma, mesmo que tenhamos recebido informações homogêneas, memorizamos de forma diferente, porque o cérebro de cada um, que é a memória de cada um, tem um arsenal único”, explicou. Na opinião do pesquisador, é importante entender que, embora o professor dê uma aula maravilhosa, o que cada aluno percebe da aula é individual. “Assim, quando o professor faz uma avaliação, ele tem que entender que quem esqueceu o que ele falou é sadio, quem não esqueceu é doente e o que sobrou da memória é específico para cada um”, sintetizou.
Qualificação profissional
Após participar das atividades da manhã, a professora de Geografia Enedina Giuriatti escolheu aprimorar sua formação no minicurso Desenvolvendo a criticidade e a criatividade dos alunos. “Sabemos o conteúdo a ser trabalhado, mas precisamos aprender novas formas de apresentá-lo, de forma a despertar o interesse dos alunos”, considerou a professora da Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro. A busca pela atualização de metodologias levou Márcia Surkamp a participar do minicurso Peer Instruction: estratégia didática inovadora para o ensino de ciências da natureza. Durante a atividade, a professora conheceu alternativas diferentes para trabalhar Biologia, Física e Química em sala de aula. A docente da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Terezinha, Guiomara Salete Bolner, participou do Seminário pela primeira vez. “Achei a proposta deste evento interessante, especialmente em razão de ser um momento de atualização de conhecimentos”, pontuou ela, que à tarde participou do minicurso Literatura para crianças: novos horizontes. Todos os minicursos e o painel foram ministrados por professores da UPF.