Conferência vai tratar da saúde do trabalhador

3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador acontece nesta sexta-feira e sábado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A última das sete conferências macrorregionais que antecedem a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador acontece nesta sexta-feira e sábado (23 e 24), no Campus I da Universidade de Passo Fundo (localizado na BR 285, no bairro São José). O evento começa na sexta-feira às 13h30.

De acordo com o chefe da Divisão de Vigilância da Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Fábio Binz Kalil, uma das metas é aumentar o número de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador de 12 para 30 - ampliação que necessita de novas habilitações por parte do Ministério da Saúde. A 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador acontecerá de 5 a 7 de junho, em Porto Alegre, com o tema central "Saúde do trabalhador e da trabalhadora: direitos de todos e todas e dever do Estado". A implementação da política nacional e a definição da política estadual para a saúde do trabalhador são os principais eixos da conferência.

A etapa estadual será coordenada pela SES e pelo Conselho Estadual de Saúde e será precedida pelas pré-conferências macrorregionais. Essas etapas – que se darão por meio de oficinas, mesas de debate, grupos de trabalho e plenárias – têm, entre outros objetivos, estabelecer diretrizes para a definição da política estadual, elaborar propostas para os municípios, macrorregião, Estado e União, além de eleger e inscrever os delegados para a conferência estadual, bem como a construção dos seus respectivos relatórios finais. As pré-conferências anteriores foram em Caxias, Pelotas, Santa Maria, Novo Hamburgo, Santa Cruz e Santa Rosa. Todos esses encontros são preparatórios para a 4ª Conferência Nacional, que será realizada de 10 a 13 de novembro em Brasília.

Gostou? Compartilhe