Chapa vencedora obteve 87,35% dos votos válidos. Participaram da eleição 4781 mil pessoas, entre professores, funcionários e alunos
O grupo comandado pelo atual reitor José Carlos Carles de Souza foi reeleito para a gestão da Universidade de Passo Fundo (UPF) no quadriênio 2014/2018. Com o slogan “A UPF que queremos”, a proposta vencedora obteve 87,35% dos votos válidos e é sustentada em três grandes pilares: excelência acadêmica, sustentabilidade acadêmico-financeira e responsabilidade social. A chapa vencedora foi a única inscrita e homologada pela Comissão Eleitoral. Além do reitor José Carlos Carles de Souza, integram a nominata os professores Rosani Sgari, à frente da Vice-Reitoria de Graduação no lugar da atual vice-reitora Neusa Rocha; Leonardo José Gil Barcellos, reeleito vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Bernadete Dalmolin, reeleita no comando da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, e Agenor Dias de Meira Junior, reeleito vice-reitor Administrativo.
A eleição transcorreu durante todo o dia tanto em Passo Fundo quanto nos campi onde a UPF está instalada: Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade. Participaram 544 professores iniciantes e da carreira do magistério da Universidade; 896 funcionários da Fundação Universidade de Passo Fundo, com exercício em funções vinculadas à Universidade; 3341 alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade; e representantes da comunidade que integram os órgãos colegiados superiores da Universidade. Os votos foram ponderados de modo que, num total de 100 pontos, os votos dos professores e dos representantes da comunidade tiveram peso 70 e os das demais categorias 30, cada uma com peso 15.
Com grande satisfação, o reitor José Carlos Carles de Souza recebeu o resultado da eleição, considerando ser esta uma avaliação extremamente positiva da atuação deste grupo nos quatro anos em que estiveram à frente da gestão da UPF. “O trabalho que desempenhamos conjuntamente nesse período primou pela excelência acadêmica, pela sustentabilidade financeira institucional e por ações de demonstração de nossa responsabilidade social. Esses pilares que escolhemos para serem orientativos do nosso trabalho daqui pra frente já condizem com nossa atuação atual. Em todos eles, temos garantido resultados extremamente gratificantes, como é o caso do conceito quatro obtido no Índice Geral de Cursos do MEC em 2013, que atesta nossa qualidade no ensino de graduação e pós-graduação, aliado à promoção de ações de pesquisa e extensão”, explicou. O reitor também lembrou da recuperação financeira da Instituição obtida nos últimos anos e agradeceu todos os envolvidos nessas conquistas, os quais permanecerão sendo participantes das ações de promoção do desenvolvimento regional. “O fato de sermos uma instituição comunitária nos exige a construção constante da cultura democrática e essa exigência nos leva a reafirmar a colegialidade da tomada de decisões, buscando aperfeiçoá-la constantemente”, garantiu.
O presidente da Comissão Eleitoral, professor Júlio Giacomini, avaliou como positivo o processo eleitoral. Conforme ele, a comunidade acadêmica atendeu ao chamado da Comissão Eleitoral e compareceu aos locais de votação dentro do previsto. “Como o voto é facultativo, acreditamos ter tido um bom número de participantes, que entenderam que sua participação nas decisões institucionais é extremamente importante” avaliou, agradecendo a todos os que colaboraram para o sucesso do pleito.
José Carlos é reeleito reitor da UPF
· 2 min de leitura