A eleição para a escolha da diretoria executiva do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU) foi realizada na quinta-feira (22), no Plenário da Câmara de Vereadores de Ibirubá. O novo presidente é o servidor da CORSAN, Paulo Roberto Cervi, e o vice-presidente é o representante do Sindicato Rural de Carazinho, Gustavo Souilljee. O mandato tem duração de dois anos (gestão 2014/2016). A diretoria foi empossada pelo Conselho de Recursos Hídricos (CRH) do Estado.
O principal objetivo da nova diretoria é trabalhar para que ocorra a participação efetiva dos representantes da sociedade no Comitê. “Nossa meta é fazer uma integração maior com as entidades que compõem o Comitê e mobilizar a sociedade fazendo com que novas entidades participem. Queremos a participação efetiva da sociedade no Comitê. Vamos trabalhar integrados e com o auxílio do Conselho (CRH) e Departamento de Recursos Hídricos (DRH) do Estado”, revelou o presidente do COAJU.
No ato da posse, o Sindicato Rural de Carazinho foi representado pelo secretário executivo da entidade, Marcelo Soares Berlando. “Precisamos cuidar dos recursos hídricos, porque precisamos da água para viver. Queremos colaborar para a gestão dos recursos hídricos e trabalhar não só com a produção rural, mas também com a parte ambiental e sustentabilidade da água”, declarou o representante do Sindicato Rural de Carazinho.
Uma das principais metas da nova diretoria também é desenvolver a Etapa C do Plano de Bacia que tem como objetivo construir os programas de ações para atingir as metas estabelecidas no enquadramento das águas para assegurar a qualidade dos recursos hídricos para os próximos 20 anos.
A UPF, através do professor Edson Campanhola Bortoluzzi, a Prefeitura de Fortaleza dos Valos, por meio de Saul Lopes do Amaral, e a Câmara de Vereadores de Ibirubá, representada por Liberto Franken, foram escolhidas para compor a Comissão Fiscal. A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) possui convênio assinado com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, até 2017 e, portanto, prestará toda a estrutura e apoio necessário para a nova diretoria.
O que é o COAJU?
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU) é composto por representantes dos usuários de água, da população da bacia e de órgãos públicos. O COAJU foi criado em 2001 e abrange 41 municípios da região. É um parlamento das águas na região, onde a população e usuários, juntamente com os órgãos do governo, interagem para gerenciar a qualidade e a disponibilidade das águas em uma determinada bacia hidrográfica.
Municípios de abrangência:
Alto Alegre, Arroio do Tigre, Boa Vista do Incra, Campos Borges, Carazinho, Chapada, Colorado, Cruz Alta, Ernestina, Espumoso, Estrela Velha, Fortaleza dos Valos, Ibarama, Ibirapuitã, Ibirubá, Jacuizinho, Júlio de Castilhos, Lagoa dos Três Cantos, Lagoão, Marau, Mato Castelhano, Mormaço, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Passa Sete, Passo Fundo, Pinhal Grande, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Santo Antônio do Planalto, Segredo, Selbach, Sobradinho, Soledade, Tapera, Tio Hugo, Tunas, Tupanciretã e Victor Graeff.