Organizar a cadeia da piscicultura e ampliar a produção são os objetivos que balizaram um reunião entre representes da Emater, Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria Municipal do Interior, e Universidade de Passo Fundo. A reunião, realizada nesta sexta-feira (23) na sede da Secretaria, contou também com a presença do professor e pesquisador da Universidade Szie, da Hungria, István Ittzes.
Cinco foram as ações planejadas entre as instituições e poder executivo, contando com a orientação do especialista no setor da piscicultura, o professor húngaro. A primeira será a visitação de propriedades rurais, buscando locais para a instalação de quatro unidades de referência, sendo duas delas em cultivo de peixe nativo (Jundiá e Traíra), uma em recirculação de água nos açudes e uma em policultivo de carpa. A segunda ação será por parte da Emater/RS-Ascar, buscar o licenciamento dessas unidades de referência. A terceira consiste em realizar capacitações para o grupo técnico, com visitas a locais que realizam abate, como em Vila Maria, Chapada e Serafina Correa. Após, fazendo parte da quarta ação, será capacitação envolvendo os agricultores. Já a quinta proposta é elaborar um projeto para a realização de Feiras do Peixe com regularidade em Passo Fundo.
Participaram da reunião a secretária do Interior, Liliane Rebechi, o coordenador e o técnico agrícola da Secretaria do Interior, Juarês Baltazar Santos e Gilberto Chura, respectivamente; o professor húngaro, István Ittzés, e a professora da UPF, Michele Fagundes. Da Emater/RS-Ascar, estiveram o gerente regional adjunto, Jorge Buffon, o assistente técnico estadual, Henrique Bartels, e os assistentes técnicos regionais, Vilmar Wruch Leitzke e Ivan Guarienti.