Mais leitos pelo SUS em unidade neonatal

A cada 100 nascimentos no HSVP, sete precisam de atendimento no CTI Neonatal

Por
· 2 min de leitura
HSVP totaliza 28 leitos com a Unidade de Cuidados Intermediários NeonataisHSVP totaliza 28 leitos com a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais
HSVP totaliza 28 leitos com a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Centro de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo é referência no atendimento de prematuros e de alto risco no interior do estado. A instituição dispõe de estrutura de alta complexidade, que está aliada às equipes especializadas no atendimento neonatal e equipamentos de ponta. A cada 100 nascimentos no HSVP, sete precisam de atendimento no CTI Neonatal. Em 2013, mais de 270 bebês foram atendidos na unidade.

Em função da alta demanda pelos serviços, o HSVP aumentou o número de leitos, em uma nova Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais, totalizando assim, 28 leitos pelo SUS. O diretor médico do HSVP, Dr. Rudah Jorge destaca que a unidade intermediária auxiliará na demanda por leitos e na melhora da qualidade do atendimento dos prematuros de alto risco. “Este trabalho tem um futuro fantástico pela frente, tivemos um grande avanço. Resolveremos o problema do número de leitos, além de ser um grande crescimento na área de atendimento materno-infantil, o qual somos referência”, reforçou o pediatra.

Os novos leitos, segundo a coordenadora da unidade, a pediatra Dra. Jaqueline Cabeda atenderão recém-nascidos considerados de médio risco e que demandem de assistência contínua, porém de menor complexidade do que no CTI Neonatal. Segundo consta na Portaria Nº930, de 10 de maio de 2012, os critérios para o atendimento dos prematuros ou alto risco nessa unidade são, alta do CTI mas necessidade de cuidados complementares, recém-nascido com desconforto leve, bebês com peso superior a 1.000 kg, estáveis para acompanhamento clínico e ganho de peso, bebês após o pós operatório entre outros fatores”.
Fundamentais para o funcionamento do CTI Neonatal, o presidente do HSVP, Décio Ramos de Lima, agradeceu e parabenizou os profissionais que atuam na unidade. “Os pais entregam os filhos nas mãos de vocês e confiam plenamente no trabalho que vocês vão realizar. Esperamos que mais crianças possam sair daqui bem e serem entregues aos braços dos pais com saúde”.

Controle de leitos é feito pelo estado
O controle e a destinação dos pacientes para estas vagas são de responsabilidades da Central de Leitos do RS. Assim que a equipe médica identifica a gravidez de alto risco e a necessidade do encaminhamento para um hospital de alta complexidade, é preciso comunicar a Central de Leitos que tem o dever de procurar a vaga adequada, conforme as necessidades da paciente. A equipe do CTI Neonatal do HSVP atualiza diariamente a disponibilidade de leitos na unidade. “O controle de ocupação de leitos do SUS é atualizado duas vezes ao dia pela equipe do CTI Neonatal, através do sistema de Administração Geral dos Hospitais (AGHOS). Além disso, a Central de Leitos entra em contato conosco em diferentes horários do dia para informarmos a disposição de leitos. Geralmente, assim que há uma vaga ela é ocupada no mesmo dia por outro paciente”, informou a enfermeira responsável técnica pelo CTI Neonatal, Josevane Conte.

Gostou? Compartilhe