A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul celebrou o centenário do Hospital da Cidade de Passo Fundo, nesta quarta-feira (28). Pela abnegação da diretoria, dos médicos, enfermeiros e demais servidores, o deputado estadual pelo PDT, Dr. Basegio, foi proponente da outorga da Medalha da 53ª Legislatura à instituição. O parlamentar destacou a estrutura da entidade e, sobretudo, a importância do hospital para o setor de saúde da região. “São 100 anos de atuação no atendimento à saúde e na manutenção de vidas de milhares de gaúchos ano a ano. É a competência de seus profissionais, aliada ao idealismo e amor ao próximo que, ali, faz a diferença”, disse o deputado.
Com abrangência de mais de um milhão de pessoas, 144 municípios e quatro coordenadorias regionais de saúde, o HC é fundamental para os atendimentos especializados na grande região norte. O parlamentar também enfatizou que Hospital da Cidade é um centro de referência regional e tem como missão desenvolver e proporcionar assistência altamente qualificada para pessoas de todos os grupos sociais. Em 2013, foram internados 16.081 pacientes, distribuídos em 27.600 metros quadrados de área física construída, mais de 300 leitos, 1151 funcionários e 427 profissionais com nível superior. “Aos profissionais que já atuaram e aos que atuam conduzindo aquela casa com dedicação e com a mais legítima vocação para servir ao próximo, a nossa gratidão e o nosso aplauso”, finalizou.
Paulo Adil Ferenci, presidente do Conselho de Administração do HC, agradeceu o parlamentar pelo reconhecimento. “Estamos muito honrados em receber essa homenagem do Parlamento Gaúcho, por indicação de Basegio. Fomos a primeira instituição de saúde da região norte estado. Que o Hospital da Cidade possa se desenvolver ainda mais e continuar fazendo do amor, respeito e da dedicação a essência de todo seu trabalho, pois as pessoas que procuram os nossos serviços buscam a preservação da vida”, disse Ferenci. O dirigente também fez um relato histórico da instituição e destacou que atualmente mais de 60% dos atendimentos são através Sistema Único de Saúde. Ele entregou a Basegio uma distinção como forma de agradecimento.
“Através da proposta de Basegio, o Parlamento Gaúcho cumpre seu papel em reconhecer o trabalho e dedicação desse importante Hospital da região norte do RS. Não tenho dúvidas de que o Hospital da Cidade é um orgulho não somente para os passo-fundenses, mas também, para todos os gaúchos”, disse o presidente da Assembleia Gilmar Sossella.
Participaram do ato no Salão Júlio de Castilhos o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, vice-prefeito Juliano Roso, vereador Alex Necker. Também prestigiaram o ato Alberto Oliveira Annes e Heloísa Mailaender, netos de fundadores do Hospital.