Retiro de agentes Cáritas reflete a ação iluminada pela Palavra de Deus

O assessor lembrou as diversas cruzes enfrentadas por aqueles que empenham a vida em prol do cuidado com o outro, denunciando as realidades e anunciando uma nova proposta.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Palavra de Deus que ilumina o caminho e a missão de todo o Cristão, foi tema do retiro anual de agentes Cáritas nesta terça-feira, 27. O encontro, realizado em Carazinho, reuniu cerca de 50 pessoas, entre animadores, coordenadores paroquiais e membros da diretoria e do conselho fiscal da Cáritas na Arquidiocese de Passo Fundo. Trabalhada pelo vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora de Fátima, Pe. Eberson Fontana, a temática ajudou os agentes a fortalecerem suas ações nos grupos e equipes, inspirados pela resistência e luta do próprio Jesus Cristo. O assessor lembrou as diversas cruzes enfrentadas por aqueles que empenham a vida em prol do cuidado com o outro, denunciando as realidades e anunciando uma nova proposta.

Em grupo, os participantes do retiro debateram como são desenvolvidas suas ações, especialmente levando em conta a vida e as ações de Jesus. Desta reflexão percebeu-se a necessidade do acompanhamento, do cuidado e da compaixão, independente da realidade. “O projeto de Deus e do amor precisa ser vivido em todos os contextos”, afirmou Pe. Eberson. A parte da tarde do retiro foi de partilha e troca de experiências, concretizadas nas visitas de algumas ações realizadas pelas duas Cáritas Paroquiais de Carazinho, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora da Glória. Entre os locais visitados estavam a equipe paroquial da Glória, o Grupo de Mulheres Sempre Unidas, no bairro Hípica, e os Centros de Juventude Santa Terezinha e São Sebastião.

Na avaliação de Luiz Carlos Vicentini, diretor administrativo da Cáritas Arquidiocesana, o retiro foi muito especial. “A formação com o Pe. Eberson foi muito boa, iluminando a nossa caminhada como Cáritas. Por outro lado, ver o trabalho e o serviço que fazemos, sempre nos faz perceber que estamos cada vez mais no caminho certo”, realçou Vicentini. A integrante da Equipe de Cáritas do Santuário Nossa Senhora Aparecida, Nelsi Wenning, participou pela primeira vez de um retiro de animadores. Segundo ela, o encontro foi oportunidade de partilha de conhecimentos. “Me senti muito bem durante este dia, pude aprender muita coisa e por isso estou muito feliz. Sei que vai me ajudar e ajudar também o meu grupo”, afirmou. O retiro realizado nesta terça-feira é apenas um dos momentos promovidos pela Cáritas de Passo Fundo para fortalecer e articular o trabalho dos voluntários e agentes paroquiais. Além deste, a entidade realiza mensalmente encontros com os animadores e coordenadores, além de formações sobre diversos assuntos de relevância para o trabalho de Cáritas.

Gostou? Compartilhe