Conserto da rede de esgoto interrompe trânsito na Independência

Previsão de término da obra é para esta sexta-feira (30). Situação preocupou moradores do local

Por
· 2 min de leitura
Obras estão sendo feitas desde o início da semana na rua Independência para consertar a rede de esgotoObras estão sendo feitas desde o início da semana na rua Independência para consertar a rede de esgoto
Obras estão sendo feitas desde o início da semana na rua Independência para consertar a rede de esgoto
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um problema na rede de esgoto interrompe o trânsito entre as ruas Benjamin Constant e Tiradentes desde o início da semana. A obstrução na rede foi causada por um cone de sinalização que estava dentro da tubulação. A rede de esgoto está sendo reconstruída e a previsão é que as obras terminem hoje (30). Os moradores e comerciantes reclamam da interrupção total do trecho e da demora no conserto.

O buraco aberto para desobstruir a rede de esgoto impressiona pelo tamanho e profundidade. Um poste de energia elétrica corria o risco de cair na tarde de ontem (29). A situação preocupou alguns moradores. “O buraco atingiu o poste e ele começou a ceder. A única coisa que está segurando o poste são os fios da rede elétrica”, disse a moradora Tania Longui.

De acordo com a moradora, em dezembro do ano passado abriu um pequeno buraco no asfalto e começou a verter água e esgoto na rua. A falta de providência imediata do conserto indignou os moradores e comerciantes. “Passamos o Natal e o Ano Novo com o esgoto escorrendo na rua. Ligávamos pra Prefeitura e nos repassavam pra Corsan. Ligávamos pra Corsan e nos repassavam pra Prefeitura. Foi um jogo de empurra, empurra. Um descaso. Só agora depois de estourar que eles vieram consertar”, relatou a moradora.

Os comerciantes também reclamam da interrupção total do trecho. De acordo com eles, a Guarda Municipal de Trânsito poderia pensar em uma alternativa de desvio pela rua lateral Arlindo Hass. “Nos horários de pico, a interrupção causa um grande engarrafamento na rua Benjamin Constant, sentido Avenida Brasil”, disse um dos comerciantes.

Conforme o chefe da coordenadoria de esgoto da Corsan, Altair Matter, durante o período de obras foi tentado várias desobstruções sem sucesso. Um tubo de drenagem da Prefeitura causou um afundamento da rua e constatou-se que havia um vazamento de esgoto ainda mais acima. “Tivemos que quebrar a rede e encontramos um cone de sinalização dentro da rede. Era esse cone que estava causando a obstrução. Com a quebra da rede também entrou muita brita e ela não está oferecendo toda a vazão. Estamos tentando limpar a rede. A rede terá que ser reconstruída. É uma obra complexa”, explicou Matter.

Situação do poste de energia elétrica
A RGE informou que se não houver novas escavações não há risco de queda da estrutura (poste de MT/alimentador) localizada na rua Independência. A pedido da Secretaria de Obras, a concessionária está acompanhando os trabalhos desde o dia 27 de maio para a avaliação dos riscos. Apesar das orientações da companhia, as obras prosseguiram no local para identificar a tubulação de água rompida. A situação de risco foi criada pela Corsan e Prefeitura. Na manhã de ontem, a Corsan foi novamente orientada a contratar uma empresa técnica, legalmente habilitada, para o acompanhamento do serviço, visto que a obra deve ser concluída.
O chefe da coordenadoria de esgoto da Corsan informou que uma empresa já foi contratada para fazer o escoramento do poste.

Gostou? Compartilhe