Ações para estimular a preservação do meio ambiente

Passo Fundo terá uma semana intensa de atividades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente que acontece no dia 5 de junho

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


Passo Fundo terá uma semana intensa de atividades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente que acontece no dia 5 de junho

Natália Fávero/ON

A Semana do Meio Ambiente de Passo Fundo será realizada de 02 a 08 de junho e está repleta de ações em prol da sensibilização da sociedade. A programação conta com painel, oficinas, trilha, caminhada e exposições. O slogan do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é focado na questão das mudanças climáticas: “Aumente sua voz, não o nível do mar”. As atividades contam com o apoio do Fórum da Agenda 21, ONGs, APPA, Prefeitura de Passo Fundo, Câmara de Vereadores, UPF, empresas, associações, entidades de classe e instituições de ensino da rede municipal e estadual.
As ações que serão realizadas nesta semana têm como objetivo fazer com que as pessoas reflitam sobre a situação do meio ambiente e transformem suas atitudes em benefício da preservação do planeta. As instituições de ensino da rede municipal e estadual terão atividades durante toda a semana. Exposições poderão ser vistas em coletivos urbanos e no hall de entrada da Reitoria da UPF. A programação conta também com oficinas sobre sustentabilidade, reciclagem e resíduos.
Um dos grandes eventos que acontecerá neste período é um painel na quinta-feira (05), no Teatro do Sesc, às 9h, que abordará a política de logística reversa. De acordo com a secretaria executiva da Agenda 21, esse é um assunto pertinente e essencial para a preservação do meio ambiente. “Vamos pactuar um acordo setorial para a logística reversa entre empresários, fabricantes e consumidores para a destinação correta de resíduos como pilhas, baterias e eletroeletrônicos. É voltado para a política de resíduos”, explicou a secretaria executiva da Agenda 21, que está atuando na organização da programação.
Já no sábado (7), será realizada uma Caminhada da Cidadania pelo Meio Ambiente. Esta ação é em prol da revitalização do Parque da Gare. A concentração será na Praça da Mãe, a partir das 9h e a saída está prevista para às 10h.
A produção e o consumo também possuem uma grande influência no meio ambiente e o assunto também merece uma reflexão. “Nosso modelo está ultrapassado e esgota em curto prazo os recursos naturais. O consumo é o que move a produção. Se o consumidor assumir uma posição mais crítica, o setor de produção será movido e apresentará modelos e produtos que tenham mais responsabilidade com o meio ambiente”, enfatizou a secretaria executiva da Agenda 21.
Confira a programação:

 

Gostou? Compartilhe