O mês de junho iniciou como o previsto e a massa de ar polar que chegou a Passo Fundo ainda no final de semana, derrubando as temperaturas, segue mantendo as mínimas a baixo dos 5°C em todo Estado. Depois da chuva que permaneceu no sábado e no domingo, a segunda-feira começou com tempo aberto, mas as mínimas não passaram dos 4°C, segundo informações do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio.
Na terça-feira (03), quem acordou cedo pode conferir a segunda geada do ano registrada na região, que apesar da baixa intensidade, deu ainda mais sensação de frio. Além da geada, a terça-feira marcou também a segunda temperatura mais baixa de 2014, com mínima de 3°C. Já no período da tarde, com a presença do sol, a máxima chegou aos 17°C.
Nesta quarta, o amanhecer também foi gelado, marcando mínima de 4°C. Porém, ao longo do dia, a temperatura entra em elevação e chega aos 20°C. Isso acontece porque já na quinta-feira uma área de instabilidade vai entrar na região no decorrer do dia, ocasionando pancadas de chuva e rajadas de vento moderadas. A mínima deve ser de 14°C e a máxima de 24°C. Na sexta-feira e no sábado ainda há possibilidade de garoa e formação de nevoeiro, deixando as temperaturas entre 10°C e 20°C.
Segundo Sampaio, muitas previsões com relação ao vigor do inverno foram feitas devido ao fato do verão ter sido intenso. Entretanto, as altas temperaturas ocasionadas no verão, não significam que o inverno também será rigoroso. “Essa relação não existe, porque o calor vem do norte e o frio do pólo sul. As temperaturas no inverno vão depender das massas que se deslocam mais ao sul”. Conforme o observador, o outono está sendo mais ameno principalmente devido às chuvas, que devem voltar nos próximos dias.
El niño confirmado
Uma previsão que se confirma é a ocorrência do fenômeno El niño, já que as temperaturas da superfície do mar continuam elevadas. Para Sampaio, as chuvas acima da média desde o mês de maio já podem ser caracterizadas em decorrência do fenômeno. Ele destaca também que até o dia 12 de junho, a população deve se preparar, pois o volume de chuva será intenso. Além disso, se a previsão se confirmar e o inverno, que inicia no dia 21 de junho, for chuvoso, as mínimas vão ficar um pouco acima do normal.